Último dia de inscrições do PCE movimenta professores da rede pública do Amazonas


29/09/2012 – A movimentação foi intensa no último dia de inscrições da sexta edição do Programa Ciência na Escola (PCE). Professores de várias escolas da rede pública de ensino de Manaus e do interior do Estado submeteram propostas na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

As propostas estão direcionadas a três editais do PCE: PCE/SEDUC/SEMED/ de N. 013/12, PCE Itacoatiara de N. 015/12 e PCE Fas de N. 014/12. O programa consiste em incentivar a produção científica nas escolas públicas do Estado e prepara os alunos para uma vida acadêmica de sucesso.

O Programa Ciência na Escola é uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade Do Ensino (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Movimentação 

No último dia de inscrições, a equipe de atendimento da Fapeam contou com um reforço da Seduc, que enviou representação para auxiliar os professores e esclarecer as dúvidas. Segundo o coordenador do PCE pela Seduc, Eriberto Façanha, esse atendimento diferenciado otimizou essa etapa. "O trabalho que estamos realizando aqui orienta os professores referente a documentação e sobre todo processo de entrega", pontuou. src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/atendimento%20pce%20290912.jpg

Para Sheila Cordeiro, membro da coordenação do PCE junto à Seduc, a expectativa é que haja aumento no número de submissões de propostas. Cordeiro reforça que desde o lançamento do edital, a equipe desenvolveu uma série de atividades para preparar os professores na elaboração de projetos científicos escolares, juntamente com a coordenação do Programa.

Cordeiro também ressaltou que houve um aumento na cota direcionada a projetos para o edital deste ano. "Na última edição eram 180 projetos, 90 para Capital e 90 para o interior. E nessa edição são 240 projetos, sendo 120 para o interior e 120 para o Estado, e mais 80 projetos nas escolas municipais de Manaus", destacou.

Expectativas dos professores

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/movimenta%20pce%20290912%20professora.jpgOs professores e gestores que submeteram as propostas demonstraram muitas expectativas referentes a este edital PCE. Para Danielle Mariam, gestora da Escola Estadual Professor Sebastião Augusto, localizada no bairro Santa Etevilna, o programa é de extrema importância no processo de formação dos estudantes.

Segundo Mariam, a escola se preparou para participar desta edição do PCE com a realização de reuniões e oficinas de elaboração de projetos envolvendo os professores. Nesta edição, os professores da referida escola submeteram 12 projetos das diversas áreas do conhecimento. “Os projetos que estamos apresentando são ótimos. Já participamos há dois anos e os professores também se prepararam na oficina que realizada pela coordenação do programa", destacou.

O gestor Orlando Moura, da Escola Estadual Professor Djalma Batista, localizada no bairro Educandos, protocolou 25 projetos nessa sexta-feira (29/09). Moura destacou que a escola é campeã em aprovação de projetos e que preparou muitas novidades para esta edição, direcionadas a áreas de interesse de alunos e da comunidade. "Os nossos projetos possuem  condições de aprovação e são de todas as disciplinas do ensino fundamental", salientou.

De acordo com o gestor, na última edição do PCE, a escola apresentou 20 projetos e teve a aprovação de quatro, número máximo permitido para uma instituição, conforme o regulamento do edital.

Metas e investimentos

Para a sexta edição do PCE, a meta é receber mais de 500 incrições de projetos científicos escolares, que deverão preencher as 320 vagas divididas entre o interior e a capital do Amazonas. Os projetos aprovados recebem incentivo de R$ 4,8 mil para o desenvolvimento de pesquisas pelo período de seis meses.

Redação: Esterffany Martins

Edição: Edilene Mafra – Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *