Institucional
Nesta seção são divulgadas informações institucionais e organizacionais, compreendendo histórico, estrutura organizacional, competências, Legislação aplicável, Manuais de Procedimentos, Cargos e Responsáveis, Endereço, telefones e horários de atendimento ao público.
Histórico
A Lei nº 2.743, de 10 de julho de 2002, autorizou o Poder Executivo a instituir a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, com a finalidade exclusiva de amparo à pesquisa científica básica e aplicada e ao desenvolvimento tecnológico experimental, no Estado do Amazonas, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Ciências Humanas e Sociais, com o objetivo de aumentar o estoque de conhecimentos científicos e tecnológicos, assim como sua aplicação, no interesse do desenvolvimento econômico e social do Estado.
O Decreto nº 23.268, de 11 de março de 2003, vinculou, para efeito de supervisão, a FAPEAM à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.
Em 21 de maio de 2003, o Decreto nº 23.420, instituiu a FAPEAM com a natureza jurídica de fundação pública, integrada a Administração Indireta do Poder Executivo, autonomia administrativa e financeira, sede e foro na cidade de Manaus e jurisdição em todo o território do Estado do Amazonas. No anexo do mesmo ato, foi aprovado o Estatuto da FAPEAM.
Em 11 de julho de 2005, a Lei Delegada nº 19 dispôs sobre o Estatuto da FAPEAM, sendo revogada pela Lei Delegada nº 116, de 18 de maio de 2007.
A Lei Delegada nº 116, publicada no Diário Oficial do Estado em 18 de maio de 2007, dispôs sobre a estrutura organizacional da FAPEAM, fixando o seu quadro de cargos comissionados. Em 15 de setembro de 2009, por meio da Lei nº 3.435, foram alterados o inciso I do artigo 8º, o artigo 9º e o artigo 10 da Lei Delegada nº 116.
Em 21 de maio de 2010, a Lei nº 3.510, que instituiu o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores da Administração Direta, Fundações e Autarquias do Governo do Estado do Amazonas, estabeleceu no Anexo I o Quadro Permanente da FAPEAM.
Estrutura Organizacional
Encontra-se em análise pela Secretaria de Estado de Administração e Gestão – SEAD a proposta referente à reestruturação administrativa da FAPEAM, que consta no processo nº 01.02.016301.002677/2023-10 – FAPEAM – (Ofício nº 040/2023-GAB/FAPEAM). Esta proposta trata da alteração da Lei Delegada nº 116, de 18 de maio de 2007, e do Decreto nº 23.420, de 21 de maio de 2003.
Conselhos, Câmaras e Comitês
CÂMARAS DE ASSESSORAMENTO CIENTÍFICO
COMITÊS
COMITÊ DE ANÁLISE, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PCE
COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA PAPPE INTEGRAÇÃO
COMITÊ TÉCNICO DO PROGRAMA PAPPE INTEGRAÇÃO
COMITÊ DE ESPECIALISTAS – POP C, T&I
COMITÊ DE ESPECIALISTAS – PCTI-EMERGESAÚDE/AM
COMITÊ DE ESPECIALISTAS – PECTI-AM/SAÚDE
COMITÊ CIENTÍFICO – FAPESP/FAPEAM
COMITÊ DE ESPECIALISTAS – FINEP-TECNOVA II
COMITÊ INTERNO TÉCNICO CIENTÍFICO – FINEP-TECNOVA II
COMITÊ GESTOR – FINEP-TECNOVA II
COMITÊ DE ESPECIALISTA – PAINTER
COMITÊ DE ESPECIALISTA – UNIVERSAL E PAMEC
COMITÊ DE ESPECIALISTA – PRÓ-INCUBADORAS
COMITÊ DE ESPECIALISTAS – PECTI-AM/SAÚDE
COMITÊ DE ESPECIALISTAS – PDCTR
COMITÊ DE ESPECIALISTAS – POSGFE
Competências
DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS
DO CONSELHO SUPERIOR – compete ao Conselho Superior: (INCISOS I a XI, ART. 16, DECRETO Nº 23.420/2003)
I – aprovar o seu Regimento Interno e respectivas alterações, respeitados os princípios constantes do artigo 12 do Estatuto da FAPEAM;
II – definir a política geral da Fundação, tendo em vista seus objetivos;
III – elaborar a lista tríplice a ser submetida ao Governador do Estado, para designação do Diretor Técnico-Científico;
IV – deliberar sobre o plano de ação e o orçamento anual da FAPEAM, assim como sobre as eventuais modificações destes;
V – apreciar e aprovar a composição das Câmaras de Assessoramento Científico, proposta pelo Diretor Técnico-Científico;
VI – definir os valores de bolsas e auxílio bem como o pró-labore dos Consultores Ad Hoc;
VII – apreciar e aprovar, até 60 (sessenta) dias após o encerramento do exercício financeiro, os Relatórios Administrativos, Financeiros, Técnicos e as prestações de contas elaborados pelo Conselho Diretor, após análise do Conselho Fiscal;
VIII – orientar a política patrimonial e financeira da Fundação;
IX – apreciar, em última instância, recursos interpostos contra decisões dos Membros do Conselho Diretor;
X – elaborar e modificar os Estatutos que disciplinarão o funcionamento da Fundação e submetê-los à aprovação do Governador do Estado;
XI – propor ao Governador do Estado o quantitativo de cargos de quadro de pessoal, e respectivos níveis de remuneração.
DO CONSELHO FISCAL (Parágrafo único, ART. 9º, LEI DELEGADA Nº 116/2007) – compete ao Conselho Fiscal: (INCISOS I a VII, ART. 18, DECRETO Nº 23.420/2003)
I – exercer a fiscalização da administração econômica e financeira da FAPEAM;
II – analisar os atos do Conselho Diretor e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários;
III – opinar sobre relatórios do Conselho Diretor, fazendo constar de seus pareceres informações complementares que julgar necessárias a sua apreciação pelo Conselho Superior;
IV – comunicar ao Conselho Diretor, e na ausência de providências, ao Conselho Superior, as irregularidades constatadas, sugerindo providências para saná-las;
V – analisar o balancete e demais demonstrativos financeiros elaborados periodicamente pela FAPEAM;
VI – analisar e se manifestar sobre relatórios de auditorias internas ou externas, recomendando ao Conselho Diretor a adoção de medidas corretivas que julgar conveniente;
VII – examinar os demonstrativos financeiros de cada exercício e opinar sobre os mesmos, com vistas à apreciação pelo Conselho Superior.
DO CONSELHO DIRETOR ((INCISOS I – IV, § 1º e 2º, ART. 8º, LEI DELEGADA Nº 116/2007) – compete ao Conselho Diretor: (INCISOS I a VI, ART. 17, DECRETO Nº 23.420/2003)
I – elaborar, acompanhar, discutir e avaliar os programas de competência da Fundação;
II – propor ao Conselho Superior:
a) o Plano Diretor da FAPEAM;
b) o Plano Anual de Trabalho da Fundação e as diretrizes para a Proposta Orçamentária do exercício seguinte;
c) as aplicações das reservas financeiras da FAPEAM e alienação de bens e de material inservível do seu patrimônio;
III – deliberar sobre pedidos de concessão de bolsas e auxílios após avaliação da Câmara de Assessoramento pertinente;
IV – aprovar:
a) o Regulamento Administrativo da Fundação;
b) a indicação de servidor para viagens a serviço e para participar de encontros de intercâmbio, como parte do programa de capacitação e desenvolvimento de recursos humanos da FAPEAM;
c) a escala de férias dos servidores da Fundação;
V – elaborar e submeter ao Conselho Superior o Relatório Anual de Atividades da FAPEAM;
VI – executar o Plano Diretor e o Plano Anual de Trabalho da Fundação, aprovados pelo Conselho Superior, avaliando seus resultados.
DA CÂMARA DE ASSESSORAMENTO CIENTÍFICO-PESQUISA (§ 1º a 3º, ART.11, LEI-DELEGADA Nº 116/2007) – compete à Câmara de Assessoramento Científico-Pesquisa: (INCISOS I a IV, ART. 19, DECRETO Nº 23.420/2003)
I – analisar, quanto ao mérito científico e técnico, os pleitos de fomento, apoio e incentivos formulados a FAPEAM, com o oferecimento de parecer conclusivo;
II – avaliar a execução, quanto aos aspectos técnico-científicos, dos projetos que tenham recebido apoio financeiro da FAPEAM;
III – propor medidas que auxiliem a FAPEAM no cumprimento de seus programas e finalidades;
IV – exercer outras atividades compatíveis com os objetivos da FAPEAM que lhe sejam designadas pelo Conselho Superior ou pelo Diretor Técnico-Científico.
DA CÂMARA DE ASSESSORAMENTO CIENTÍFICO-PÓS-GRADUAÇÃO (§ 1º a 3º, ART.12, LEI-DELEGADA Nº 116/2007) – compete à Câmara de Assessoramento Científico-Pós-Graduação: (INCISOS I a IV, ART. 19, DECRETO Nº 23.420/2003)
I – analisar, quanto ao mérito científico e técnico, os pleitos de fomento, apoio e incentivos formulados à FAPEAM, com o oferecimento de parecer conclusivo;
II – avaliar a execução, quanto aos aspectos técnico-científicos, dos projetos que tenham recebido apoio financeiro da FAPEAM;
III – propor medidas que auxiliem a FAPEAM no cumprimento de seus programas e finalidades;
IV – exercer outras atividades compatíveis com os objetivos da FAPEAM que lhe sejam designadas pelo Conselho Superior ou pelo Diretor Técnico-Científico.
ÓRGÃOS DE DIREÇÃO SUPERIOR
DA PRESIDÊNCIA – À PRESIDÊNCIA da FAPEAM compete a supervisão geral das atividades desenvolvidas na entidade abrangendo a administração dos seus recursos humanos, financeiros e materiais, com vista ao cumprimento dos objetivos e ao aperfeiçoamento dos serviços da Fundação. (ART. 20, DECRETO Nº 23.420/2003).
DIRETORIA TÉCNICO-CIENTÍFICA – compete à Diretoria Técnico-Científica: (INCISO V, ART. 13, LEI DELEGADA Nº 116/2007) a coordenação das Câmaras de Assessoramento Científico, proposição de programas e ações de fomento, acompanhamento, avaliação das atividades de fomento de apoio à pesquisa, inovação e divulgação de seus resultados.
DIRETORIA ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA – compete à Diretoria Administrativo-Financeira: (INCISO IV, ART. 13, LEI DELEGADA Nº 116/2007) a direção, supervisão, coordenação e execução, no âmbito da Entidade, das atividades pertinentes a pessoal, material, patrimônio, orçamento, contabilidade, finanças, informática e serviços gerais, em consonância com as diretrizes emanadas dos respectivos órgãos centrais do Poder Executivo.
DOS ÓRGÃOS DE ASSISTÊNCIA E ASSESSORAMENTO
DO GABINETE – compete ao Gabinete da Presidência a programação, coordenação, supervisão e execução das atividades e representação política, administrativa e social do Diretor-Presidente da FAPEAM; (INCISO I, ART.13, LEI DELEGADA Nº 116/2007).
DAS ASSESSORIAS – compete às Assessorias: (INCISO II, art.23, Decreto nº 23.420/2003)
I – assistência ao Diretor-Presidente, aos Diretores e Chefes de Departamentos em assuntos técnicos e administrativos e, de modo especial:
a) elaboração do plano de trabalho FAPEAM, promovendo o acompanhamento e a avaliação de resultados;
b) coordenação e consolidação da elaboração da proposta orçamentária da FAPEAM e acompanhamento da sua execução;
c) proposição de instrumento de planejamento em ciência e tecnologia;
d) articulação com instituições de ensino de pesquisa científica e tecnológica, com órgãos de ciência e tecnologia, de planejamento da Administração Federal, Estadual e Municipal, bem como empresas privadas e entidades representativas;
e) análise e oferecimento de parecer sobre os atos e ações a serem executados pela FAPEAM.
DA PROCURADORIA JURÍDICA – compete a Procuradoria Jurídica: (INCISO III, ART.13, LEI DELEGADA Nº116/2007)
I – representação judicial e extrajudicial, ativa e passiva, da Fundação nos assuntos jurídicos de seu interesse, em qualquer juízo ou instância, em caráter privativo;
II – realização da advocacia preventiva a fim de evitar demandas judiciais e a contribuir para o aprimoramento institucional da Fundação, inclusive mediante a proposição de anteprojetos de lei e de outros diplomas normativos;
III – desempenho das funções de consultoria jurídica da Fundação;
IV – assessoramento aos gestores principais da Fundação em matéria jurídica, por meio de orientação ou mediante emissão de pareceres ou elaboração de outros documentos, em processos ou procedimentos pertinentes às finalidades e competências da Fundação, com vistas ao controle prévio da conformidade à lei dos atos a serem praticados.
DOS ÓRGÃOS DE ATIVIDADES-FIM
DO DEPARTAMENTO DE ANÁLISE DE PROJETOS – compete ao Departamento de Análise de Projetos: (INCISO VI, ART. 13, LEI DELEGADA Nº 116/2007)
I – identificação das demandas de pesquisas e inovações tecnológicas, de capacitação e de intercâmbio;
II – elaboração e divulgação de editais;
III – implementação de ações visando receber, organizar e distribuir, para análise pelas Câmaras de Assessoramento, projetos de fomento à pesquisa e inovação tecnológica, de capacitação e intercâmbio demandados à FAPEAM;
IV – prestação de informações e assessoramento ao Conselho Diretor, nos assuntos inerentes a sua área de competência.
DO DEPARTAMENTO DE OPERAÇÃO DE FOMENTO – compete ao Departamento de Operação de Fomento: (INCISO VII, ART. 13, LEI DELEGADA Nº 116/2007)
I – implementação dos projetos e de bolsas aprovadas;
II- coordenação e acompanhamento financeiro dos projetos de pesquisas e de inovações tecnológicas, de capacitação e de intercâmbio fomentados pela Fundação;
III – prestação de informações e assessoramento ao Conselho Diretor, nos assuntos inerentes a sua área de competência.
DO DEPARTAMENTO DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO – compete ao Departamento de Difusão do Conhecimento: (INCISO VIII, ART. 13, LEI DELEGADA Nº 116/2007)
I – criação e gerenciamento de um sistema de informação em Ciência e Tecnologia no Estado do Amazonas;
II – assessoramento junto à imprensa;
III – coleta, tratamento e disseminação de informações em Ciência e Tecnologia;
IV – coordenação de eventos relacionados CT&I e ao fomento da Fundação;
V – prestação de informações e assessoramento à Diretoria Técnico-Científica e ao Conselho Diretor nos assuntos inerentes à sua área de competência, especialmente no oferecimento de subsídios à formulação de políticas públicas.
DO DEPARTAMENTO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO – compete ao Departamento de Acompanhamento e Avaliação: (INCISO IX, ART. 13, LEI DELEGADA Nº 116/2007)
I – coordenação e acompanhamento técnico dos programas de bolsas e projetos de pesquisas e de inovações tecnológicas, de capacitação e de intercâmbio aprovados pela Fundação;
II – prestação de informações e assessoramento ao Conselho Diretor, nos assuntos inerentes a sua área de competência.
Legislação Aplicável
CONSTITUIÇÃO ESTADUAL
CAPÍTULO IX – DA POLÍTICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
LEIS
Lei nº 2.743, de 10 de julho de 2002, publicação no Diário Oficial do Estado nº. 29.928, do dia 10.7.2002 – AUTORIZA o Poder Executivo a instituir a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, e dá outras providências.
Lei Delegada nº 116, de 18 de maio de 2007 (editada no Diário Oficial do Estado nº. 31.104, do dia 18.5.2007) – DISPÕE sobre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, definindo sua estrutura organizacional, fixando seu quadro de cargos comissionados e estabelecendo outras providências.
Lei nº 3.435, de 15 de setembro de 2009 – ALTERA, na forma que especifica, a Lei Delegada n° 116, de 18 de maio de 2007, e estabelece outras providências.
Lei Estadual nº 1.762, de 14 de novembro de 1986 – DISPÕE sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Amazonas.
Lei nº 2.794, de 06 de maio de 2003 – REGULA o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Estadual.
Lei n° 4.340, de 10 de junho de 2016 – INSTITUI o Fundo Estadual para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação – FUNECTI, e dá outras providências.
DECRETOS
Decreto n° 23.420, de 21 de maio de 2003 – INSTITUI a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, aprova seu Estatuto e dá outras providências.
RESOLUÇÕES
Resoluções do Conselho Superior e Diretor
PORTARIAS
PORTARIA N.º 0732023-GABFAPEAM – PORTARIA N.º 073/2023-GAB/FAPEAM – Plano de Contratações Anual (PCA): Instrumento de planejamento que contempla bens, serviços, obras e soluções de TIC que a FAPEAM pretende contratar no exercício subsequente.
PORTARIA n°. 003/2023 – GAB/FAPEAM – Plano Anual de Aquisições e Contratações (PAC): Instrumento de planejamento que contempla bens, serviços, obras e soluções de TIC que a FAPEAM pretende contratar no exercício subsequente.
PORTARIA n°. 045/2022 – GAB/FAPEAM – Aprovar as Rotinas de Controle, bem como mecanismos e procedimentos que atendam ao disposto no Art. 3º e 4º.
PORTARIA n°. 049/2016 – GAB/FAPEAM – Disciplina a estruturação da Comissão Permanente de Tomada de Contas Especiais, bem como a competência de seus integrantes, e estebelece os procedimentos inerentes à Apuração de Responsabilidade relativos ao descumprimento das regras definidas no Manual de Prestação de Contas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM.
PORTARIA nº 052/2019 – GAB/FAPEAM – Dispõe sobre a aplicação do método de depreciação no ressarcimento de bens de projetos que tenham sido extraviados.
PORTARIA nº 054/2019 – GAB/FAPEAM – Dispõe sobre as diretrizes e procedimentos para inclusão e manutenção do Cadastro de Inadimplentes – CADIF.
PORTARIA N.º 001/2022-GAB/FAPEAM – Dispõe sobre a concessão, aplicação e prestação de contas de adiantamento no âmbito da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, e dá outras providências.
PORTARIA N.º 007 2022-GAB/SEDECTI – Constitui a Comissão Eleitoral – Câmara de Assessoramento Científico da FAPEAM.
Informações sobre atendimento ao público
*Horário de Atendimento
De 08h00 às 17h00 de segunda a sexta.
Relação de e-mails para contato (CLIQUE AQUI).
Ex-Diretores-Presidentes
JOSÉ ALDEMIR DE OLIVEIRA
Período: 24/03/2003 – 02/08/2005.
Doutorado em Geografia Humana, foi professor titular da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Entre 2003 a 2013 atuou na gestão de Ciência e Tecnologia, inicialmente como diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, em seguida foi secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e reitor da Universidade do Estado do Amazonas – UEA.
ODENILDO TEIXEIRA SENA
Período: 02/08/2005 – 06/07/2010.
Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM e do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa – CONFAP, além de ter sido secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas e presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I – CONSECTI.
MARIA OLIVIA DE ALBUQUERQUE RIBEIRO SIMÃO
Período: 24/01/2011 – 20/03/2015.
Doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFAM, e vice-chefe do Departamento de Biologia. Atua como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia – PPGCASA/UFAM e do Programa de Mestrado Profissional para Ensino das Ciências Ambientais – PROFCIAMB/UFAM. Foi secretária Executiva Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas, diretora técnico-científica e diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM.
RENÉ LEVY AGUIAR
Período: 20/03/2015 – 20/02/2018.
Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo – USP. É professor titular da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, analista ambiental do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – IPAAM e consultor nas áreas Ambiental e de Planejamento Territorial. Foi secretário de Estado da Região Metropolitana de Manaus e diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM.
EDSON BARCELOS DA SILVA
Período: 20/02/2018 – 31/12/2018.
Doutor em Sciences Agronomiques (Amélioration des Plantes) – Université Montpellier 2 – Sciences et Techniques. Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Foi diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM.
Manuais de Procedimentos
2 – Assessoria Jurídica – ASJUR
3 – Comissão de Tomada de Contas Especial – CTCE
5 – Unidade de Controle Interno – UCI
6 – Secretaria dos Conselhos – SECCON
7 – Diretoria Técnica Cientifica – DITEC
8 – Departamento de Análise de Projetos – DEAP
9 – Departamento de Acompanhamento e Avaliação – DEAC
10 – Núcleo de Prestação de Contas – NUPC
11 – Departamento de Difusão do Conhecimento – DECON
12 – Departamento de Operações e Fomento – DEOF
13 – Diretoria Administrativo – Financeira – DAF
14 – Gerência de Orçamento – GEOR
15 – Gerência Financeira – GEFI
16 – Gerência de Gestão de Pessoal – GEPE
17 – Gerência de Apoio Logístico – GEAL
18 – Gerência de Informática – GEINF
19 – Núcleo de Convênio – NUCV
20 – Núcleo de Contabilidade – NUCB
21 – Núcleo de Contratos – NUCT
22 – Núcleo de Patrimônio – NUPA
24 – Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho – SPSQVT