Sistema de indicadores vai facilitar gestão das Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil
07/03/2013 – Salvador (BA) – O Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) reúne os 26 diretores-presidentes das Faps do Brasil em Salvador, na Bahia, nesta quinta-feira (07/03). Os representantes discutem investimentos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Nesta manhã, o Sistema de Indicadores para as Faps brasileiras (Sifaps) foi apresentado aos participantes.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Após a abertura do fórum, o presidente do Confap, Mário Neto Borges, informou que os diretores-presidentes já podem utilizar o sistema. "Esta é a segunda fase do projeto. Estamos liberando o acesso das Faps aos indicadores e ao sistema como um todo", disse Borges.
A diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Maria Olívia Simão, ressaltou a importância do sistema para o acesso às informações da instituição. "Com o Sifaps, poderemos comparar o que estamos fazendo com o que é feito no restante do País, além de mostrar para as agências de fomento nossas ações e o que está sendo produzido pela Fap do Amazonas", frisou Simão.
Leia também:
Na Bahia, Fórum Nacional do Confap discute investimentos em Ciência, Tecnologia e Invação
No Amazonas, há dois sistemas que fornecem dados ao Sifaps: o Sistema de Indicadores Online de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (SiOn) desenvolvido e coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e o Sistema de Gerenciamento da FAPEAM (Sigs Fapeam), que trabalha com a parte operacional interna dos projetos financiados pela Fundação.
Avaliação do sistema
O Sifaps ficará sediado na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e o sistema está disponível a todas as fundações brasileiras. "A estrutura da Fapesc é ideal para abrigar o sistema e ela está próxima de quem desenvolveu o modelo, o que facilita a resolução de possíveis problemas", explicou o presidente do Confap, Mário Neto Borges.
O diretor do Instituto Stela de Santa Catarina e um dos desenvolvedores do Sifaps, José Francisco Salm Júnior, demonstrou a utilização do sistema. "Os indicadores foram construídos a partir de questionamentos enviados para as Faps. Diferentes dos modelos já existentes, o Sifaps coleta dados em macrosistemas, que são divididos em microsistemas. Estes, por sua vez, podem ser acessados no cenário nacional, regional ou por fundação", esclareceu Salm.
Segundo o desenvolvedor, entre os principais desafios do sistema estão a governança dos dados inseridos pelas Faps, as alterações nos quadros de pessoas das fundações e a sustentabilidade para operação e evolução do Sifaps.
Sobre o Sifaps
O Sistema de Indicadores para as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa é resultado de um projeto de P&D desenvolvido pelo Confap com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O objetivo do sistema é estabelecer, padronizar e gerar um conjunto de variáveis e indicadores sobre as atividades das FAPs, de modo a propiciar comparabilidade e apoio à gestão institucional no fomento estadual a CT&I.
O Sifaps foi desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em cooperação com profissionais de gestão e de tecnologia das Fundações Estaduais de Amparo a Pesquisa, no período de janeiro a dezembro de 2009. Desde então, vem sendo discutido para ser efetivamente implantado.
Fotos e texto: Camila Carvalho – Agência FAPEAM