Sect recebe comissão de Coari para traçar avanços em C&T


27/05/2011 – O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas (Sect), Odenildo Sena, recebeu na última quinta-feira, 26 de maio, a visita do prefeito do município de Coari, Arnaldo Mitouso, para  discutir possibilidades de construção de parcerias em prol do desenvolvimento dos setores de educação, inovação e políticas de C&T em Coari.

Acompanhado dos secretários municipais de C&T e Gás & Petróleo, respectivamente, Mitouso expressou o interesse de contar com a colaboração da Sect na implantação da política de C&T em Coari, especialmente, após a recente criação da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia naquele munícipio. Na ocasião, estiveram também presentes representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), do Centro de Tecnologia do Amazonas (Cetam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/internet.JPG

O titular da Sect fez questão de destacar o pioneirismo do prefeito em criar a Secretaria Municipal de C&T e colocou a Sect e suas instituições vinculadas à disposição para contribuir com o avanço de C&T em Coari. Em seguida, detalhou algumas possíveis áreas de cooperação: Rede Estadual de Comunicações, Programa de Apoio a Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pappe Integração) e Programa Ciência na Escola (PCE).

Sena ainda apresentou o projeto no âmbito da internet, que contempla os sete municípios localizados no trecho Coari-Manaus (Coari, Anamã, Anori, Codajás, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba) . “Já firmamos uma parceria com a Telebrás para conectar esses sete municípios através da fibra ótica que percorre o gasoduto”, frisou.

Quanto à cooperação da Sect e FAPEAM, no que concerne ao edital do Pappe, foi discutida a viabilidade do corpo técnico das instituições se reunirem com empresários daquele município, viabilizando bons projetos. Ao apresentar o PCE, foi examinada a possibilidade de criar uma edição especial do programa para Coari. De acordo com Sena “O PCE representa uma nova forma de fazer educação. Envolve os jovens e os professores em projetos de pesquisa, melhorando sensivelmente o seu desempenho. A Seduc tem indicadores de que egressos do programa aumentam em torno de 94% suas possibilidades de ingressar na universidade pública”, observou.

Expectativa

Para o prefeito de Coari, a parceria com as instituições do Sistema Público Estadual de C&T garantirá avanços na resolução de gargalos existentes no município. Um deles é a qualificação de professores para dar andamento ao Projeto Era Digital. "Foram distribuídos mil notebooks aos educadores e precisamos qualificá-los para uso dos equipamentos e ferramentas”, revelou.

Mitouso enfatizou ainda  a notícia dada por Odenildo sobre a banda larga que serve de incentivo para acelerar o processo. O Cetam se comprometeu a realizar o treinamento tão logo sejam instalados os computadores.

Para o secretário municipal de C&T, Eloym Assunção, a expectativa é de que os primeiros frutos dessa reunião aconteçam em breve, especialmente no que se refere à qualificação profissional. Segundo Assunção, Coari caminha para se tornar uma cidade universitária. “Com as presenças da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e Universidade Aberta do Brasil (UAB). “Precisamos criar uma política pública voltada para esse segmento da sociedade, tentando contribuir para a melhoria do nosso município”, disse.

(Foto 2: Salete Lima)

 

Agência FAPEAM

Com informações da Ascom/Sect

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *