SBPC 2014: reunião anual tem número recorde de inscritos


A presidenta da SBPC, Helena Nader, disse que o tema deste ano reflete as diferenças existentes no Estado do Acre. Foto: Érico Xavier/Agência FAPEAM.

Rio Branco (AC) – Com o número recorde de mais de 5 mil inscritos, a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) iniciou suas atividades oficialmente nesta terça-feira (22) com a realização da cerimônia de abertura.

As atividades da Reunião Anual acontecem no campus da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco (AC), de 21 a 27 de julho. De acordo com a organização do evento, a SBPC deste ano registrou um número recorde com 5.480 mil inscritos, sendo que quase a metade dos inscritos é residente no Acre, que representam 2.924 mil.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O tema deste ano ‘Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem fronteiras’ reflete as diferenças existentes no Estado do Acre, que foram mencionados pela presidenta da SBPC, Helena Nader, em seu discurso na cerimônia de abertura para o público que lotou o teatro universitário.

“O tema central escolhido para o evento reflete essa realidade geográfica da região que integra diversas culturas, países e a maior biodiversidade do planeta. Uma riqueza natural que transborda as delimitações da geografia política. Já que este acervo do planeta é cada vez mais reconhecido como imprescindível à preservação das espécies vivas”, explicou Nader.

Durante a abertura, o ministro Clelio Campolina falou sobre as diferenças intrarregionais existentes na Amazônia. Foto: Érico Xavier/Agência FAPEAM

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, também falou sobre as diferenças intrarregionais existentes na Amazônia. Ele destacou a importância do desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação para quebrar disparidades sociais e econômicas.

“Ciência, tecnologia e inovação são os paradigmas, os desafios e os instrumentos para pensar num projeto de desenvolvimento nacional que seja capaz de combinar crescimento econômico, justiça social, redução das desigualdades regionais brasileiras e melhorar nossa posição no contexto da ordem global”, afirmou Campolina.

Sobre a SBPC 2014

Durante os cinco dias da 66ª Reunião Anual da SBPC também estão previstas atividades voltadas para os estudantes do ensino básico (SBPC Jovem), uma mostra de ciência e tecnologia (ExpoT&C) e a apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura (SBPC Cultural).

Veja aprogramação da 66ª Reunião da SBPC

Neste ano, o diferencial da Reunião será a realização do ‘Dia da Família na Ciência’, no final de semana e debates a respeito da temática indígena, além da realização de rituais e apresentações musicais de povos indígenas do Brasil, Bolívia e Peru.

As principais associações científicas dos Estados Unidos, da China, da Europa e da Índia, além de pesquisadores renomados da América Latina, também estarão na reunião participando de debates sobre temas de impacto em política científica.

Josiane Santos – Agência FAPEAM

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *