Sabonetes ‘Made in Amazônia’ à base de tucumã, buriti e cupuaçu já estão na linha de produção
Produto é 100% vegetal, natural, sem aditivos químicos e industriais, hidratante com alta capacidade de penetração na pele e possui ação cicatrizante
Castanha-do-brasil, tucumã, cupuaçu, murumuru, buriti e ucuuba. Esses são os ingredientes regionais que compõem os mais novos produtos da marca Amazônia: os sabonetes naturais à base de óleos e manteigas vegetais de espécies nativas da biodiversidade Amazônica. Resultado de pesquisa “Utilização de Óleos Vegetais Amazônicos na Obtenção de Sabonetes Naturais”, no Programa de Subvenção Econômica à Inovação (Tecnova/AM) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e investimentos do governo estadual, o produto já está em produção pela empresa LL Comércio de Cosméticos Ltda.
De acordo com a pesquisadora e empresária, Liane Dias, o sabonete em barra e líquido é um dos produtos cosméticos mais consumidos pela população. Segundo ela, os processos de fabricação dos sabonetes made in Amazônia privilegiam o uso de ingredientes de origem vegetal, da linha de produtos ecologicamente corretos.
Segundo Dias, para a escolha dos óleos utilizados na produção dos sabonetes foram analisadas a composição dos ácidos graxos que cada óleo possui e as características (dureza, condicionamento, hidratação e formação de espuma) que elas proporcionam ao sabonete.
O cosmético à base de Uucuba é um dos produtos que está na linha de produção da empresa. Dias explicou que a espécie possui ação cicatrizante e hidratante com alta capacidade de penetração na pele, além de ser revitalizante. Um dos diferenciais dos produtos é que todos componentes são extraídos de forma sustentável, beneficiando o consumidor e a natureza.
“O processo de cold process (saponificação a frio) é uma saponificação natural e integral que permite a produção de um sabão a partir de matérias primas pura desde o início. Isto é, a partir de óleos, gorduras e manteigas puras vegetais ou outros complementos naturais como ervas, argilas e óleos essenciais. Com essa técnica podemos produzir um sabonete 100% vegetal, natural e sem aditivos químicos industriais”, disse a empresária.
Com o projeto, Dias pretende abrir um novo mercado no Amazonas: o de produtos 100% naturais, com geração de emprego e renda no Estado, além de investimentos para exportação para o mercado internacional.
Geração de emprego e renda

De acordo com a pesquisadora e empresária, Liane Dias, o sabonete em barra e líquido é um dos produtos cosméticos mais consumidos pela população. (Foto: Érico Xavier/Ag.Fapeam)
Atualmente, para produção dos cosméticos, a empresa possui contrato com uma cooperativa localizada no município de Manaquiri (distante 156 km de Manaus) com 20 profissionais que fornecem parte do material para produção dos sabonetes.
Já no município de Careiro da Várzea (distante 19,85 km de Manaus) a parceria é firmada com uma empresa que fornece materiais derivados do cupuaçu. A empresária tem, ainda, um contrato firmado com uma empresa de Manaus para compra dos óleos.
Essa é a primeira vez que Dias participa de um projeto fomentando pela Fapeam. Ela ressaltou que o aporte financeiro do governo do Estado foi fundamental para a realização do trabalho. “Com o recurso disponível podemos comprar as matérias-primas, realizar de análises, a produção dos protótipos, o desenvolvimento da pesquisa e, até mesmo, a produção de material de divulgação dos sabonetes”, disse.
Sobre o Tecnova
O Programa Tecnova/AM apoia projetos de inovação tecnológica, associados às oportunidades de mercado, buscando o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores que sejam novos ou significativamente aprimorados para o desenvolvimento dos setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federais e aderentes à política pública de inovação do Amazonas, promovendo um aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas e microempresas sediadas no Estado.
Esterffany Martins – Agência FAPEAM
Muito bacana ver um produto confeccionado com o que temos de melhor e pela nossa gente. Prova de que com estudo,oportunidade e investimento, é possível sair na frente das grandes empresas e mostrar a força e competência do pequeno empreendedor. Sucesso!
Boa tarde gostaria de saberdas pessoas que fazem a (Farpeam.am.gov.br),como obtener esses produtos e en especial esse sabonete feito totalmente natural e mas que organico,gostaria de comprar para uso nprmal e medicinal, visto que tenho problema na pele como uma inritacao alergica,bien ,quero saber se vcs como uma industria,enviaria esse produto sabonetes para fora do pais ,no meo caso vivo nos (U.S.A ),Estados Unidos e gostaria de comptar ,voces enviarian para min,pagando eu o custo do envio,por favor en caso quw mao,gostaria que vcs penaassem na ideia de vender alen da nossa fronteia,muito obrigado e desejo que vcs sigam conquistando mercado e derrubando burroctacia e elevando o nome do nosso pais,esperro respoatas ansioso para ter o sabonete 100% natutal, e poder no futuro comercializalo em parceria aqui nos estados unidos ,muito obrigado.
Prezado Sr. Alex, boa tarde.
A FAPEAM aporta fomento ao desenvolvimento desses produtos. No entanto, para comercialização dos produtos o senhor pode entrar em contato diretamente com a empresa fabricante.
Caro Alex Lima,
Boa tarde.
Estamos com dificuldade para respondê-lo, mas caso ainda tenha interesse em nossos produtos, por favor entre em contato conosco pelo telefone (92)3237-5394 / 98112-4817
contato@cheirodefolha.com.br
http://www.cheirodefolha.com.br
Esperamos poder atendê-lo brevemente.