Regras de velocidade da internet valem a partir de hoje


01/11/2012 –  As novas regras de qualidade para a internet banda larga fixa, estabelecidas pela Anatel, começam a valer a partir de hoje (01/11) em todo o País.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Pelo regulamento, aprovado no ano passado, as operadoras de telecomunicações com mais de 50 mil usuários deverão entregar, em média, por mês, uma velocidade mínima de conexão de 60% da contratada.

Pela determinação, essa média mensal deverá aumentar gradualmente a cada ano, sendo estabelecida em 70% para 2013 e 80% em 2014.

Além disso, a partir de hoje, a velocidade instantânea da conexão, aquela verificada no mesmo dia, não deverá ser menor do que 20% do contratado, em pelo menos 95% das medições. O percentual também aumentará gradativamente para 30% em 2013 e 40% em 2014.

Atualmente, as empresas são obrigadas a entregar apenas 10% do adquirido pelo cliente. As operadoras que serão avaliadas são: NET, Oi, Vivo, GVT, CTBC, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.

A medida da Anatel ocorre pouco tempo depois de a agência ter bloqueado durante 11 dias as vendas de TIM, Oi e Claro em diversos Estados por conta de qualidade considerada insatisfatória de serviços.

A agência, no entanto, ainda não detalhou como será a medição e fiscalização dos serviços de internet banda larga móvel.

Medição

A medição da velocidade dos serviços de internet fixa será realizada por voluntários selecionados pela Anatel, que recebeu mais de 32 mil inscrições de interessados em colaborar com a agência.

Na última segunda-feira, 29, a Anatel iniciou o envio dos aparelhos de medição aos 12 mil voluntários selecionados localizados nos Estados de Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Os dados coletados com as medições serão divulgados mensalmente pela Anatel e serão utilizados pela agência para criar novas medidas para a contínua melhoria dos serviços de internet no País e avaliar se as empresas estão cumprindo as metas.

Caso as metas sejam descumpridas, a Anatel poderá estabelecer prazos para que as operadoras resolvam o problema, ou para a aplicação de multas e até mesmo a proibição de novas vendas.

Ainda há vagas para voluntários em todos os Estados do País. Os interessados devem se cadastrar no site Brasil Banda Larga e seguir as etapas para a inscrição. Segundo a Anatel, anualmente a agência irá promover a renovação de 25% dos voluntários.

Monica Campi – INFO Online

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *