Programa Ciência Sem Fronteiras contempla bolsista da FAPEAM que estudou autoexame de mamas


20/03/2013 – Durante um ano a graduanda de enfermagem, Valéria Pacheco, bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic) realizou a pesquisa intitulada ‘O autoexame de mamas e o tempo para busca de serviço de saúde de referência em Manaus/AM’.

O estudo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) foi realizado de 2011 a 2012 na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). O trabalho analisou o tempo que as mulheres levam para procurar assistência médica ao detectarem alguma anomalia nos seios.

Os resultados apontaram que as mulheres não tardam em procurar o serviço, mas muitas vezes fazem o procedimento (autoexame das mamas) de forma incorreta. Ela foi contemplada pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal e ainda este mês vai estudar na Universidade de Pandova, na Itália. Confira!

Assista a este e a outros vídeos na Central Multimídia!

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook 

Produção e Edição: Sigrid Avelino

Imagens: Anderson Castro (TV UFAM)

Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *