Práticas de benzimento permanencem vivas em Parintins


03/05/2013 – Uma pesquisa de Iniciação Científica realizada em Parintins aponta que a herança cultural das práticas de benzimento se mantém viva no Amazonas. O estudo ‘As práticas de benzimento em Parintins: uma abordagem Folkcomunicacional’ indica ainda que essa além de ser uma alternativa de cura para muitos, também atua como um reforço de crenças populares. O trabalho foi apresentado durante as Divisões Temáticas Interfaces Comunicacionais do 12º Congresso das Ciências da Comunicação da Região Norte (Intercom Norte), que encerra nesta sexta-feira 03 de maio.

De acordo com o estudante do 6º período de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam-src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/beltraojr.jpgParintins), Hudson Beltrão Jr., as benzedeiras constituem um sistema próprio de comunicação. “O objetivo desta pesquisa, a ser concluída em julho deste ano, é de analisar as práticas de benzimento como fenômeno folkcomunicacional, bem como os procedimentos folkcomunicionais que as benzedeiras se utilizam e como tais práticas estão inseridas no campo religioso”, frisou.

Sob a orientação da mestra em Ciências da Comunicação, Soriany Neves, o trabalho é realizado no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

A Folkcomunicação, segundo a explicação do graduando, é o conjunto de procedimentos de intercâmbio de informações, ideias, opiniões e atitudes dos públicos marginalizados urbanos e rurais, através de agentes e meios direta ou indiretamente ligados ao folclore.

O trabalho está sendo desenvolvido por meio de entrevistas diretas e informais junto a dez benzedeiras do município de Parintins. “Observamos vários procedimentos de comunicação tais como: jaculatórias, benzimentos, objetos, votos (velas e devoção a santos)”, detalhou.

Beltrão Jr. informou ainda que benzedeiras possuem bastante influência no contexto da comunidade com suas práticas de cura. “Elas são agentes de comunicação porque atuam com reforço das crenças populares”, afirmou.

 

Características do comunicador de Folkcomunicação:

v  Personalidade características dos líderes de opinião;

v  Prestígio na comunidade, independentemente da posição social ou situação econômica;

v  É um tradutor dos grupos marginalizados;

v  Arraigadas convicções filosóficas, à base de suas crenças e costumes tradicionais, da cultura do grupo a que pertence.

 

Cristiane Barbosa – Agência FAPEAM

 

 

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