Pesquisas com abelhas sem ferrão ajudam a gerar renda em comunidades do Amazonas


13/03/2013 – No Amazonas, pesquisas sobre espécies de abelhas ajudam populações tradicionais na geração de renda para as comunidades por meio da extração de mel.

A pesquisadora e graduanda em zootecnia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam),  Heloísa Aguiar, desenvolve o projeto ‘A implantação de meliponicultura e a sua influência na visão ambiental e ribeirinha do Careiro da Várzea’. A pesquisa analisa a melipona seminigra merrillae, uma espécie de abelha sem ferrão conhecida popularmente como ‘uruçu boca de renda’.

Na comunidade, o estudo contribui para a formação dos comunitários, manejo da espécie e produção das colmeias. Aguiar recebe bolsa de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Confira uma entrevista com a pesquisadora!

 Assista a este e a outros vídeos na Central Multimídia! 

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Produção: Sigrid Avelino

Edição: André Rodrigues

Imagens: Eduardo Andrade (TV Ufam)

Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *