Pesquisadores desenvolvem filtro solar de manteiga de cupuaçu
23/01/2013 – O diretor-presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Luiz Augusto Azevedo, apresentou, na manhã desta terça-feira (22), a mais recente novidade da instituição: um filtro solar à base de manteiga de cupuaçu. A fruta é uma das que mais se destaca em potencial econômico da Amazônia, principalmente pelas características de sabor, aroma e possibilidades de utilização doméstica e agroindustrial da sua polpa.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A polpa do cupuaçu é a parte mais frequentemente utilizada no preparo caseiro de sucos, sorvetes, tortas, licores, compotas, geleias e biscoitos. Industrialmente é empregada na fabricação de sorvetes, iogurtes e outros produtos lácteos, e compotas. Já as sementes são utilizadas para extração de gordura (manteiga de cupuaçu).
Luiz Augusto adianta que até chegar ao produto final a Funtac realizou testes em laboratórios com outras espécies vegetais da Amazônia, contudo, a que apresentou a melhor qualidade foi a manteiga de cupuaçu. “Para desenvolver o filtro solar foram feitos testes e ele foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foram feitos testes com pessoas utilizando o produto, num laboratório em São Paulo que foi contratado pela Funtac para assegurar a qualidade do que estamos produzindo”, detalhou o Luiz Augusto.
A partir de agora o filtro solar à base de manteiga de cupuaçu criado pela Fundação de Tecnologia do Acre está disponível para qualquer empresa privada que esteja interessada em comercializar este produto. “Basta que a empresa procure a Funtac para que seja avaliada a melhor forma de passar esse conhecimento”, concluiu o diretor-presidente da Fundação.
Fonte: Portal Amazônia