Pesquisadores dão início ao projeto-piloto para estudo do clima nos trópicos


Pesquisadores americanos do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (LBNL) estiveram reunidos com pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e de outras instituições brasileiras, nesta terça-feira (22), para traçar ações de trabalhos do projeto-piloto Experimentos da próxima Geração sobre Ecossistemas Tropicais (NGEE-Tropics, na sigla em inglês). A reunião aconteceu no auditório do Bosque da Ciência, em Manaus.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O NGEE-Tropics é um projeto que terá dez anos de duração, financiado pelo Departamento de Energia dos EUA e liderado pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley. Estudará as interações de floresta com o sistema de clima, incluindo a troca de CO2 com a atmosfera e como isso se dará frente às mudanças climáticas.

O pesquisador da faculdade do Departamento de Ciências Climáticas no Laboratório de Berkeley, Jeffrey Chambers, explica que o NGEE-Tropics é um projeto que está na fase inicial e em busca de parceiros com outros países que tenham interesse em florestas tropicais. O Brasil é um dos países-chave nessa área, segundo o Chambers.

“Estamos aqui para apresentar o projeto para comunidade do Inpa e trocar ideias de pesquisas e criar um plano de trabalho para os próximos três anos. Além disso, estamos em busca de estabelecer e fortalecer colaborações entre os pesquisadores dos EUA e do Brasil e de outras instituições, como universidades e agências de fomento à pesquisa como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e a do Estado de São Paulo (FAPESP)”, diz.

Participaram da abertura dos trabalhos do projeto, o diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França; o secretário-executivo da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Estevão Monteiro de Paula; a diretora técnica científica da FAPEAM, Andrea Waichman; o líder do projeto pelo lado americano, Jefrrey Chambers; e o líder do projeto pelo lado brasileiro, Pesquisador do Inpa, Niro Higuchi.

Ainda nesta terça-feira, os pesquisadores se dirigiram à Reserva Experimental ZF-2 do Inpa, situada no Km 60 da BR-174 (Manaus-Boa Vista) onde ficarão reunidos até a próxima quinta (24).

 

FONTE: Inpa/ Por Luciete Pedrosa

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *