Pesquisa avalia efeitos da prática de exercícios físicos na melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência no AM

O projeto é desenvolvido no Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus. Foto: Lana Santos/ Agência FAPEAM
Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), o “Estudo sobre a qualidade de vida de pessoas com deficiência – praticantes e não praticantes de atividade física” atende mais de 600 pessoas em Manaus, entre deficientes físicos e visuais. Identificar os benefícios desta prática é o desafio da pesquisadora Lionela Correa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A proposta de desenvolvimento desta pesquisa surgiu a partir de uma observação de ações do Programa de Atividades Motoras para Deficientes da Ufam (Proamde), que também recebeu investimentos da FAPEAM. (Ouça a entrevista da pesquisadora na Rádio Com Ciência).
Segundo dados do censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pessoas com deficiência representam aproximadamente 23% da população do Amazonas. Ainda segundo o IBGE, só em Manaus há 461.414 pessoas com deficiência (26% da população). No Estado existem mais de 150 mil (com deficiência auditiva); 650 mil (visual); 200 mil (motora); e 38 mil (intelectual). Em todo o país são mais de 45 milhões (24%). Ajudar a superar dificuldades é um dos objetivos do Proamde. Veja a reportagem completa produzida pela TV FAPEAM.
O programa
O Programa Universal Amazonas tem por objetivo ampliar a produção científica, tecnológica e de inovação, de pesquisadores vinculados às IPES sediadas no Estado do Amazonas, visando maior participação no sistema nacional de CT&I e estimular a pesquisa de caráter interdisciplinar que contribua para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Estado do Amazonas.
Daniel Jordano – Agência FAPEAM
Fotos – Lana Santos
Ada Lima – TV FAPEAM
Francisco Santos – Rádio Com Ciência