Pesquisa aponta papel da escola no combate ao uso de drogas
O consumo de drogas tem se colocado como um verdadeiro pesadelo na vida de professores, pais e adolescentes em fase escolar em Manaus. Por isso, a pedagoga Maria Lúcia Barros realizou um estudo sobre o tema em duas escolas da rede pública estadual para avaliar as atividades desenvolvidas na prevenção as drogas.
A pesquisadora estudou a relação professor e aluno na problemática da droga a fim de verificar como as escolas abordam a educação no sentido de formar os sujeitos para a construção de valores e da cidadania.
As escolas escolhidas foram a Escola Estadual Severiano Nunes, localizada na rua Altair Severiano Nunes, s/n – Conjunto Eldorado, no bairro do Parque 10, situada na zona Centro-Sul e a Escola Estadual Dom Jackson Damasceno Rodrigues, localizada na rua 23 – Quadra H, s/n – Colina do Aleixo, no bairro São José Operário, situada na zona Leste.
De acordo com a pedagoga o critério de escolha da escola da zona Centro-Sul foi pelo fato da mesma funcionar em tempo integral, por possuir melhor infra-estrutura, proporcionando melhores recursos pedagógicos e espaço físico com possibilidade de oferecer aos alunos uma formação mais ampla e oportunidades diferenciadas. A escola da zona Leste foi selecionada por ser referência em gestão escolar, reconhecida pelo desempenho de projetos desenvolvidos em consonância com o currículo regular da escola.
Maria Lúcia Barros afirma que o estudo da dissertação de mestrado, com o título “Gestão Escolar na Abordagem Preventiva ao uso de drogas nas escolas estaduais de Manaus”, apontou para a necessidade de um maior envolvimento dos profissionais de educação e da sociedade na prevenção ao uso de drogas nas escolas públicas.
Ela explicou que, o interesse pela pesquisa surgiu a partir da atuação no ensino público de Manaus. “Com a experiência na área eu pude identificar diversos problemas como, evasão escolar, repetência, violência na escola, além do uso de drogas”.
Outro aspecto do estudo analisou a política educacional servindo de base para propor medidas de planejamento escolar participativo. “É muito importante implantar ações preventivas para melhor a qualidade da educação e de vida dos alunos. O conceito de prevenção no estudo é voltado para a perspectiva de formar os alunos para o exercício da cidadania, para a construção de uma vida saudável, formação de valores, podendo ser trabalhada nas instituições escolares e com as famílias”, destacou.
Participaram da pesquisa dois gestores, oito professores, 12 alunos do ensino fundamental e seis pais/responsáveis, no total foram 28 participantes durante o período de 24 meses.
Incentivo
A pedagoga foi bolsista da FAPEAM por meio do Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (POSGRAD) durante 14 meses. O POSGRAD é destinado a apoiar instituições de pesquisa ou ensino superior, de natureza pública ou privada, sem fins lucrativos, que desenvolvam programas de pós-graduação stricto sensu – PPGSS – sediados no Estado do Amazonas.
O objetivo do programa é conceder quotas de bolsas de mestrado e doutorado a programas de pós-graduação de Instituições de Pesquisa ou Ensino Superior (IPES) sediadas no Estado do Amazonas e reconhecidos pela CAPES.
Foto 1 – Jogos e atividades contribuem para a educação – Maria Lúcia Barros
Foto 2 – Incentivo e atenção na escola é fundamental – Maria Lúcia Barros
Vanessa Leocádio – Agência Fapeam