Pesquisa aborda meios para garantir o aprendizado da Matemática
03/09/2010 – O “Limite” é a base para qualquer aluno de um curso superior na área de Exatas, especialmente os que cursam a disciplina de Cálculo. No entanto, o aprendizado deste conceito matemático gera grande dificuldade por parte dos estudantes que, em geral, apresentam baixo desempenho no seu entendimento.
Atento a esta dificuldade, o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Antônio da Fonseca de Lira, propôs, em sua tese de doutorado, investigar e identificar os elementos cognitivos envolvidos na construção deste conceito durante a aprendizagem, a partir de objetos digitais interativos.
A pesquisa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Amazonas (RH – Interinstitucional), também buscou nos conceitos epistemológicos genéticos de Jean Piaget – teórico da construção do conhecimento humano – evidenciar, através de experimentos, quais os mecanismos cognitivos que o aluno percorre no momento em que utiliza o programa na resolução de limites.
Definição de conceito cognitivo
Lira explicou que “conceito cognitivo” é fazer observações de como as pessoas percebem, aprendem, pensam e processam determinadas informações. “Uma pessoa que sabe ordenar do maior para o menor, do mais fácil para o difícil, entre outros exemplos de situações, são exemplos de conceito cognitivo”, afirmou.
Para o estudo com o “Limite”, o pesquisador envolveu alunos do próprio Ifam, da Escola Estadual Padre Agostinho Martins, em Manaus e também da Escola Estadual Luciana Ribeiro, de Porto Alegre-RS. “Dávamos um problema envolvendo Limite para eles resolverem e observávamos se conseguiam. Caso resolvessem, dávamos outros mais complexos e, assim, sucessivamente. Desta forma, estávamos evidenciando os mecanismos cognitivos envolvidos na construção deste conceito”, detalhou Lira.
Resultados
De acordo com Lira, por meio da experiência foi possível identificar os mecanismos cognitivos envolvidos com o conceito de Limite, dentre eles, as relações de “vizinhança”, “separação”, “ordem”, “envolvimento” e o “contínuo” ,entre outras. “Após esta etapa, temos que partir para as intervenções em sala de aula”, destacou.
Ainda segundo o pesquisador, a intenção é gerar um computador no sentido de desenvolver uma metodologia que possa facilitar o aprendizado de qualquer conceito de matemática. “A meta é trabalhar direto na formação de professores para o ensino de matemática”, finalizou.
Sobre o RH-Interinstitucional
O Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Amazonas (RH-Interinstitucional) consiste em apoiar, com bolsa de curta duração, alunos de mestrado e doutorado formalmente matriculados em cursos de pós-graduação fora da sede, ofertados em Manaus e credenciados pela Capes, para desenvolvimento de atividades acadêmicas em instituições parceiras.
Fábio Guimarães – Agência Fapeam