Ouvidoria da Fapeam: Estamos querendo ouvir você
O canal servirá de ponte para estreitar as relações entre a instituição e a comunidade em geral. É a oportunidade de o cidadão encaminhar suas críticas, sugestões ou esclarecer dúvidas a respeito do serviço público prestado pela FAP
Emenda Constitucional N.9, de 1998:
§3º A lei disciplinará as formas de participação do usuário na administração pública direta e indireta, regulando especialmente:
I – as reclamações relativas à prestação dos serviços públicos em geral, asseguradas a manutenção de serviços de atendimento ao usuário e a avaliação periódica externa e interna, da qualidade dos serviços
Garantir a eficiência e a democratização do serviço público é dever dos gestores e dos órgãos e Instituições municipais, estaduais e federais. E o direito ao acesso a esse serviço é garantido pela Constituição Brasileira. Para assegurá-lo ao cidadão, foi criada a Ouvidoria, um canal entre a população e o setor público.
Na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, esse canal visa estreitar o elo entre a instituição e a comunidade. Tornar a comunicação uma via de mão dupla é uma das prioridades da Fapeam que já vem sendo solidificada através do site institucional (www.fapeam.am.gov.br), da revista Amazonas Faz Ciência e de outros meios que a Fundação utiliza para se aproximar da população.
Para o diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Teixera Sena, a Ouvidoria oferece a possibilidade de ouvir o outro lado. “Às vezes, juramos que estamos acertando, mas não estamos, porque não tem esse canal. Queremos saber o que o outro lado pensa. Com essas respostas, abrimos uma outra possibilidade, para a quebrar a unilateralidade”, afirma ele.
A Ouvidoria é uma forma diferente de democratizar o serviço público, é a voz da população dentro da Fapeam. Quantas vezes o cidadão não se deparou com uma dúvida e não sabe de que forma solucioná-la ou tem uma sugestão e não sabe a quem encaminhá-la?
A Fapeam escuta e responde as possíveis dúvidas num prazo de cinco dias úteis. Se necessário, a equipe da Ouvidoria encaminha para o departamento responsável.
O espaço da será lançado no novo site da Fapeam, lançado nesta sexta-feira, 27 de fevereiro. “O lançamento do novo portal dá uma contribuição maior ainda para que conheçam a instituição. Além do canal direto com a Ouvidoria, semanalmente, vamos atualizar o site com questões que dizem respeito à Ciência, Tecnologia e Inovação,” diz Sena.
Como a demanda de opinião ainda é pouca e o canal tem recebido poucos e-mails, a Fapeam lança sua primeira pesquisa online, que se destinará a obter uma percepção pública dos serviços oferecidos pela FAP. Estamos querendo ouvir você, participe!
Para entrar em contato com a Ouvidoria ligue: (92) 3878-4001 ou mande-nos um e-mail ouvidoria@fapeam.am.gov.br .
Luana Ribeiro – Agência Fapeam