Nove pesquisadores são contemplados no programa Amazonas Sênior


Nove pesquisadores doutores de renome nacional e até internacional vão ajudar a fortalecer a produção de Ciência e Tecnologia do Amazonas. Eles foram selecionados no Programa Amazonas de Doutor Sênior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e receberão bolsas de até R$ 6.136,00 para atuarem em instituições de ensino e pesquisa locais.

O Programa Amazonas Sênior tem por objetivo apoiar atividades de pesquisadores nacionais ou estrangeiros visitantes, detentores de título de doutor ou qualificação equivalente, com alta competência em sua área de atuação. A idéia é atrair estes pesquisadores para participarem na execução de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas, preferencialmente, em instituições públicas estaduais de pesquisa e ensino superior.

Outra meta do programa é que estes doutores ajudem na formação de recursos humanos locais, atuando nos programas de pós-graduação stricto sensu credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Entre os contemplados nesta edição estão alguns dos pesquisadores que são considerados referências em suas áreas de atuação. Um deles é o doutor cubano Carlos Román Vasquez Seisdedos. Ele é membro da Academia de Ciências de Cuba e especialista em sistemas biomédicos. Ele vai atua na escola de Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Outro pesquisador de renome selecionado é Sebastian Velten Drude, da Alemanha, especialista em lingüística indígena do tronco Tupi. Ele vai atuar no Núcleo de Ciências Humanas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) ajudando a desenvolver material didático para aplicação em escolas indígenas. Outro que também atuará no Inpa é Prakki Satyamurty, doutor em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Meteorologia. Seu projeto de pesquisa visa estudar a grande estiagem que ocorreu no Amazonas no ano de 2005.

Para o diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Sena, o Programa Amazonas Sênior tem um caráter de dupla importância. O primeiro é a atração dos especialistas, que contribuem para o desenvolvimento e ampliação da produção acadêmica local. Outro é o grande impacto no aumento da qualificação dos recursos humanos locais, já que eles se envolvem com pesquisadores e estudantes durante suas pesquisas, ajudando na sua formação.

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *