Nova Cartografia Social da Amazônia será destaque em simpósio da UEA


A Nova Cartografia Social da Amazônia será um dos destaques do simpósio internacional “Amazônia como campo de conflito transnacional”, promovido pelo Centro de Estudos Superiores do Trópico Úmido da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no auditório da Reitoria, a ser realizado nos dias 3 e 4 de março.

O projeto, coordenado pelo antropólogo Alfredo Wagner Berno de Almeida, vem sendo desenvolvido desde julho de 2005 e é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia (PPGSCA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Fundação Ford.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/carto2.jpgO objetivo da pesquisa foi realizar um trabalho de mapeamento social dos povos e comunidades tradicionais na Amazônia, identificando os conflitos travados pelo movimento social na região, além de privilegiar a diversidade das expressões culturais combinadas com distintas identidades coletivas objetivadas em movimentos sociais.

Para isso, foram construídos mapas a partir da própria maneira de como os povos tradicionais da Amazônia e movimentos sociais queriam ser cartografados, contribuindo no que eles consideram relevante para retratar sua situação social.

Programação

Além da Nova Cartografia, no primeiro dia do evento haverá a mesa-redonda “Amazônia como campo de conflito transnacional: marcos conceituais”,  com a participação dos conferencistas Sérgio Costa, do Lateinamerika-Institute (LAI-FU), Rosa Elizabeth Azevedo de Marin, do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia da Associação de Universidades Amazônicas (PNCSA/UNAMAZ) e o próprio Alfredo Wagner.

O segundo dia do evento será todo dedicado à apresentação de projetos desenvolvidos por pesquisadores do Projeto Novas Cartografias e da excursão do Instituto de Estudos Latino-Americanos da FU Berlim, relacionados ao desenvolvimento, infraestrutura e meio ambiente, política, cultura e cidadania.

Entre os temas a serem apresentados estão: "Normatização dos conhecimentos tradicionais na Pan-Amazônia: biotecnologia, sujeitos indígenas e direitos intelectuais", "Processo de territorialização: elaboração da educação indígena em Manaus", "Ouro negro na floresta: a atuação da Petrobrás na Amazônia" e "O gosto e a pupunha: uma perspectiva antropológica da alimentação e Trabalho escravo contemporâneo no Brasil".

Agência Fapeam

(Com informações da UEA)

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *