No Dia da Bandeira, historiadores defendem maior discussão dos símbolos nacionais
19/11/2012 – Pela legislação, alunos devem aprender sobre os símbolos nacionais nas escolas. Hasteada nos mais distintos locais, a Bandeira Nacional, um dos principais símbolos do Brasil, reúne uma série de detalhes obrigatórios que devem ser obedecidos, de acordo a com a legislação. O tamanho, a precisão nas cores, a disposição das estrelas e da faixa central devem ser seguidos à risca, assim como a forma como ela é homenageada e guardada. O 19 de novembro foi instituído Dia da Bandeira em 1889, logo depois da Proclamação da República.
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No Ensino Fundamental, são obrigatórias as aulas sobre os símbolos nacionais, mas os historiadores defendem a ampliação da discussão sobre o tema. Eles sugerem que assuntos relativos aos símbolos – a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional -, como as razões que os motivaram, sejam aprofundados.
O coordenador do Departamento de História do Centro Universitário de Brasília (Uniceub), professor Deudedith Rocha Júnior, disse que é essencial ensinar aos estudantes não apenas os aspectos visuais, técnicos e simbólicos, mas, sobretudo, o que representam os símbolos e porque são importantes.
"Os símbolos nacionais representam um marco da identidade brasileira. Cada um tem seu significado e importância. A Bandeira Nacional, por exemplo, passou por várias etapas para chegar à atual. O sentido de nação está diretamente ligado aos símbolos, mas também é importante observar que as mudanças na sociedade fazem com que eles sejam redesenhados", explicou o historiador.
Para ele, eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 podem ser usados como incentivos à discussão. "O ritual de hastear a Bandeira Nacional, de cantar os hinos [Nacional e da Bandeira Nacional] é importante, mas é interessante também que cada um que participa da situação conheça e reconheça nos símbolos algo que diga respeito a si", acrescentou o professor.
Em Brasília, a principal cerimônia envolvendo o assunto é a da troca da Bandeira Nacional, que ocorre a cada primeiro domingo do mês. No próximo dia 2, às 9h, a Marinha será responsável pela solenidade, pois há um sistema de rodízio entre as Forças Armadas e o governo do Distrito Federal na coordenação do evento.
No dia da cerimônia, a Bandeira Nacional é hasteada no mastro da Praça dos Três Poderes. Com 280 metros quadrados, a bandeira é a maior do País.
Legislação – Pela legislação, as escolas públicas e particulares de todo o País devem ensinar o desenho e o significado da Bandeira Nacional, assim como o canto e a interpretação da letra do Hino Nacional. Em um colégio público de Brasília apontado como modelo, o Centro de Ensino Fundamental 5, na SQS 408, os estudantes dão aula de conhecimento e patriotismo quando perguntados sobre as formas e significados dos símbolos nacionais.
Os alunos do colégio têm a chamada hora cívica, que ocorre nos momentos de celebração de datas históricas do País. Porém, nas aulas diárias os símbolos nacionais também estão presentes, segundo a coordenação do colégio.
O estudante Ricardo Dias, de 12 anos, do 7º ano, disse que gosta da hora cívica porque faz parte do aprendizado da cultura brasileira. O colega de classe Felipe Correia, também de 12 anos, concordou com o amigo. "Acho muito importante para o estudante saber o que é ensinado na hora cívica. É importante para o País que forma novos cidadãos que eles sejam respeitosos com a pátria."
A aluna Camila Oliveira de Carvalho, 11 anos, do 6º ano, detalhou o significado das cores e das estrelas da Bandeira Nacional. "Acho super legal [participar da cerimônia da Bandeira Nacional] porque a gente pode representar o próprio país em nossa escola", disse ela. Kelly Cristina, de 12 anos, do 7º anos, também demonstrou respeito aos símbolos nacionais. "Eu acho importante porque representa respeito à bandeira, respeito à pátria."
Maria Luísa Saraiva dos Santos, de 11 anos, também do 6º ano, lembrou que o branco no qual está a inscrição Ordem e Progresso representa a paz defendida pelo Brasil. "Acho muito importante para a gente saber o que isso significa. É a nossa bandeira", acrescentou ela, cantando um trecho do Hino da Bandeira.
Para Graziele Gonçalves, de 13 anos, também do 6º ano, é importante conhecer não só a letra do Hino Nacional, mas também do Hino da Bandeira. Segundo ela, isso influencia no que se aprende sobre o Brasil. "Influencia e nós aprendemos mais. Na hora cívica, eu aprendo a cantar o Hino Nacional se os significados dos símbolos", disse.
Fonte: Jornal da Ciência