Modelo de divulgação científica da FAPEAM será apresentado no Intercom Norte
01/06/2011 – Verificar os sites das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) da Região Norte, observando as características preponderantes da divulgação científica e os modelos de programas voltados ao estímulo à difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) será tema de artigo a ser apresentado nesta quinta-feira, 2 de junho, durante o 10º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Intercom Norte), em Boa Vista-RR.
O artigo, de autoria dos bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Carlos Fábio Guimarães, Soraia Magalhães, Margarete Rocha e Katty Anne Nunes, fez um levantamento de produtos de divulgação científica disponibilizados pelos sites das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e, como resultado obtido, observou-se que apesar das FAPs serem recentes, a difusão da ciência vem ganhando cada vez mais destaque na área da comunicação, especialmente na FAPEAM, por investir no Programa de Apoio à Divulgação da Ciência (Comunicação Científica) com 22 vagas destinadas a vários profissionais como jornalistas, bibliotecários, publicitários, radialistas e designers (ver o quadro de produtos oferecidos).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Segundo o bolsista do Programa de Apoio à Divulgação da Ciência (Comunicação Científica) da FAPEAM, Carlos Fábio Guimarães, investir em programas de comunicação científica voltados à popularização da ciência é fundamental para aproximar a sociedade do setor científico. “A comunicação ganha um papel estratégico relevante na transmissão de informações relacionadas à CT&I, uma vez que aproxima o discurso científico e o faz mais acessível e interessante ao público”, observou.
FAPs
Revista
Publicações
Bibliotecas Digitais
TV
Rádio
Matérias eletrônicas
Banco de Imagens
Agenda
Funtac
X
X
X
X
Fundação Tumucumaque
X
X
Fapeam
X
X
X
X
X
X
Fadesp
X
Fapespa
X
X
X
X
Fapero
Femact
X
X
X
Fapt
Tabela de produtos disponíveis nos sites das FAPs da Região Norte
X = Possui o produto disponível no site
FAPS investem em popularização da ciência
São diversas as iniciativas ligadas à divulgação da ciência no Brasil. Centros ou museus de ciência, jornais, cadernos especializados, revistas, sites e blogs são exemplos conhecidos nacionalmente, sendo os dois últimos, os que mais têm despontado na última década.
Recentemente, com o surgimento das Fundações de Amparo à Pesquisa na Região Norte do País, inaugurou-se também uma série de investimentos na criação e manutenção de portais eletrônicos capazes de tornar disponíveis, informações sobre Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Os sites das FAPs da Região Norte possuem alguns produtos como reportagens eletrônicas, produção de vídeos e produção de web rádio. Alguns sites estão em expansão buscando realizar uma divulgação científica de qualidade, que consiga estreitar a relação entre ciência e sociedade.
Sobre o Programa de Comunicação Científica
O Programa de Comunicação Científica da FAPEAM objetiva despertar e desenvolver vocações na área da difusão científica a partir do envolvimento de pesquisadores, profissionais e estudantes na geração de produtos de comunicação científica de qualquer natureza (jornais, revistas, rádio, televisão, internet, eventos, etc.) que sejam realizados em paralelo a um programa definido de estudos voltados à pesquisa. Um de seus objetivos específicos é estimular a formação de profissionais na área de comunicação científica, dentro e fora do âmbito acadêmico.
Agência FAPEAM