Medalhistas de ouro da OBMEP 2005 têm encontro no Rio
Durante o evento, 230 medalhistas passarão por treinamento intensivo com uma equipe de professores de várias partes do País. O objetivo é dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido no Estágio dos Bolsistas da OBMEP, em que estudantes são premiados com a Bolsa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). O grupo vem acompanhado de 40 professores das escolas dos estudantes vencedores.
Dentro da programação, os estudantes farão uma visita, no dia 30, ao Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT), que fica no Rio de Janeiro e, na oportunidade, participam de cerimônia para homenageá-los.
Histórico
A OBMEP/2005 contou com 10,5 milhões de alunos inscritos de 31.028 escolas em 5.197 municípios brasileiros. Esses números representam 57,52% das escolas públicas e 93% dos municípios do País. Dentre os participantes estão alunos de grandes e pequenos centros, de zonas rurais, de comunidades indígenas, de comunidades quilombolas, de assentamentos, de pequeníssimos municípios e lugarejos. Participaram também alunos deficientes visuais, auditivos e motores.
A competição tem como objetivo desenvolver a habilidade lógica, a criatividade e a sociabilidade dos jovens participantes, além de destacar a importância do pensamento matemático na formação do aluno e do cidadão contribuindo para um bom desempenho escolar e para uma participação ativa na sociedade.
A OBMEP/2005 é uma promoção dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC), realizada pelo Impa e pela Sociedade Brasileira de Matemática.