Medalhistas de ouro da OBMEP 2005 têm encontro no Rio


Os medalhistas de ouro da Primeira Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2005 participaram neste domingo (28) de encontro em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. O evento, que prossegue até 4 de fevereiro, vai reunir os vencedores das medalhas de ouro na competição daquele ano que estejam cursando o Estágio dos Bolsistas, numa programação que inclui minicursos, palestras, jogos e passeios, entre outros.

Durante o evento, 230 medalhistas passarão por treinamento intensivo com uma equipe de professores de várias partes do País. O objetivo é dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido no Estágio dos Bolsistas da OBMEP, em que estudantes são premiados com a Bolsa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). O grupo vem acompanhado de 40 professores das escolas dos estudantes vencedores.

Dentro da programação, os estudantes farão uma visita, no dia 30, ao Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT), que fica no Rio de Janeiro e, na oportunidade, participam de cerimônia para homenageá-los.

Histórico
A OBMEP/2005 contou com 10,5 milhões de alunos inscritos de 31.028 escolas em 5.197 municípios brasileiros. Esses números representam 57,52% das escolas públicas e 93% dos municípios do País. Dentre os participantes estão alunos de grandes e pequenos centros, de zonas rurais, de comunidades indígenas, de comunidades quilombolas, de assentamentos, de pequeníssimos municípios e lugarejos. Participaram também alunos deficientes visuais, auditivos e motores.

A competição tem como objetivo desenvolver a habilidade lógica, a criatividade e a sociabilidade dos jovens participantes, além de destacar a importância do pensamento matemático na formação do aluno e do cidadão contribuindo para um bom desempenho escolar e para uma participação ativa na sociedade.

A OBMEP/2005 é uma promoção dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC), realizada pelo Impa e pela Sociedade Brasileira de Matemática.

Notícias MCT

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *