Manaus será a sede do Intercom Regional e Nacional em 2013
11/09/2012 – A capital do Amazonas será a próxima cidade a sediar a reunião anual da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), que acontecerá em 2013. Com o tema ’50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil’, o encontro retorna ao Estado após 13 anos. Durante o evento, profissionais, pesquisadores e estudantes de todas as partes do País têm a oportunidade de trocar conhecimento e compartilhar os resultados de pesquisas em nível de graduação, mestrado e doutorado. O Estado também irá sediar o Intercom Regional Norte.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Para o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Allan Rodrigues, o encontro em Manaus será uma oportunidade para que os estudantes e profissionais locais possam intensificar a apresentação de pesquisas realizadas no Estado. Ele disse que há distâncias geográficas que precisam ser superadas, entretanto isso não significa isolamento. A ideia, segundo Rodrigues, é mobilizar os estudantes das Universidades de Manaus e de toda a Região Norte para ajudar a fazer da próxima reunião do Intercom a maior já realizada.
“Esperamos reunir cerca de 4 mil pessoas entre estudantes do UniNorte, Nilton Lins, Martha Falcão, Boas Novas e Ufam, além das federais da Região Norte. Será uma oportunidade para que os alunos produzam mais pesquisas. O legado desse evento será visto nos Intercons de 2014 e 2015”, pontuou.
Apoio
A vitória da candidatura do Amazonas, conforme Rodrigues, deve-se principalmente ao professor, pesquisador e idealizador do encontro, José Marques de Melo, que gostou e apoiou a ideia junto aos sócios do Congresso. Para incentivar a produção científica, a Livraria Valer irá publicar um livro com os melhores artigos apresentados, o qual será lançado no Publicom.
Conforme a vice-presidenta do Intercom, Marialva Barbosa, os dois encontros serão importantes e estratégicos para o avanço da pesquisa no Norte do País. Ela disse que os pesquisadores precisam se articular para viabilizar trabalhos e mostrar às agências de fomento que a área de Comunicação também faz pesquisa. “Queremos marcar, positivamente, os 36 anos do Intercom. É preciso fazer dois bons congressos”, destacou.
Segundo o professor José Marques de Melo, a ideia dos regionais é fortalecer as ações desenvolvidas nas regiões. Ele disse que acredita no potencial do Norte e sugeriu que o professor Raul Reis seja o conferencista de abertura do próximo encontro nacional, pois foi o primeiro brasileiro a ser decano de uma universidade nos EUA. “Vale a pena chamar de volta um antigo aluno da Universidade do Pará (UFPA), que atua na área de jornalismo científico. Continuem pesquisando. No momento adequado vocês darão o salto qualitativo”, aconselhou.
A FAPEAM é uma das instituições que apoiam e colaboram para a realização do Intercom 2013 em Manaus, além de participar por meio da presença dos bolsistas do Programa de Apoio à Divulgação Ciência, seja na cobertura do evento ou na apresentação de trabalhos voltados para a divulgação científica.
Para mais informações sobre o Intercom 2013, clique aqui.
Luís Mansuêto – Agência FAPEAM