Investimentos do Governo do Amazonas na área de CT&I contribuem para aumento da produção científica no estado
Os investimentos do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), tem impactado de forma positiva na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Desta vez, o índice de contribuição científica no Amazonas teve alta, saindo de 0,9%, em 2018, para 1,3% em 2024. Os dados fazem parte do levantamento “Panorama do Fomento à CT&I de 2024”, divulgado, em março, pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
Desde o ano de 2019, o Governo do Amazonas reposicionou a CT&I como área prioritária e estratégica para o desenvolvimento econômico e socioambiental do estado. De 2019 a 2024, mais de R$ 730 milhões foram destinados para o segmento, impactando em mais de 145 editais e 19 mil projetos apoiados, na capital e no interior do Amazonas.
A diretora-presidente da Fapeam destacou que o Amazonas registrou um crescimento expressivo na formação de recursos humanos altamente qualificados, conforme apontam dados recentes do Confap, e que esse avanço está diretamente relacionado ao aumento da produção científica no estado e aos investimentos realizados na área de CT&I.
Os dados do Panorama do Fomento à CT&I de 2024 revelam um aumento constante da produção científica no Amazonas, desde 2019, quando o Amazonas ultrapassou, pela primeira vez, a marca de 1,0%. Além disso, outro recorde de produção ocorreu em 2024, quando o estado alcançou 1,3%.
Para a diretora-presidente Fapeam, o avanço é a uma combinação de fatores, com destaque para o investimento contínuo em bolsas de pesquisa e no financiamento de projetos científicos.
“O aumento da produção científica no Amazonas é multifatorial, mas um dos fatores principais é o investimento do Estado em ciência, tecnologia e inovação. Isso tem garantido oportunidades para pesquisadores e fortalecido os programas de apoio à CT&I e aumentado o estoque de conhecimentos científicos e tecnológicos, para o desenvolvimento econômico e social do Estado”, afirmou.
Conquistas
Pelo quinto ano consecutivo, o Amazonas lidera o ranking entre os estados brasileiros que mais oferta bolsa de estudo para a formação de recursos humanos altamente qualificados, mestres e doutores, conforme dados divulgados pelo Confap, durante o 67º Fórum Nacional do Confap. A liderança é consequência do investimento do Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, na CT&I.
No ano de 2024, o Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, investiu mais de R$ 30,6 milhões no âmbito do Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad). O programa apoia com bolsas de mestrado e doutorado e auxílio financeiro, as instituições localizadas no Amazonas, que desenvolvem programas de Pós-Graduação Stricto Sensu credenciados pela Capes.
No total, foram 1.028 quotas de bolsas de mestrado e doutorado concedidas pela Fapeam, das quais 732 em nível de mestrado e 296 para doutorado. Além de 87 auxílios-pesquisa concedidos e implementados, para cinco instituições de ensino e pesquisa do Amazonas.
O Amazonas também é o 2º estado com os melhores indicadores de Inovação do Brasil, ocupando também o 1 º lugar entre os estados das regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sul do Brasil no ranking nacional no Pilar Inovação. O Amazonas subiu da 5ª posição em 2022 para a 2ª posição em 2023. Os dados são do Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP), publicados em 2024.
Por: Esterffany Martins/Decon Fapeam
Fotos: Fapeam