Fapeam se prepara para aderir no fim do ano a ISO 9001:2008
Integração entre planejamento e orçamento dentro de organizações foi tema abordado em reunião na tarde de ontem (03), na sede do Governo do Amazonas, com participação de representantes da Fapeam. A Sect também está na lista das organizações a serem contempladas com a ferramenta
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) começará a trabalhar, a partir deste mês, na qualificação para serviços internos e externos, o ISO 9001:2008, no fim deste ano. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), Denis Minev, em reunião realizada ontem, na sede do Governo, Avenida Brasil, Compensa, Zona Oeste.
O assessor técnico da presidência da Fapeam, Marcelo Vallina, que esteve presente ao evento, afirmou em depoimento aos presentes acerca da disponibilidade da Fundação em aderir ao processo. Segundo ele, a importância reside na questão do compromisso público. “Profissionalizar a gestão pública é um desafio para o qual estamos preparados”, enfatizou. De acordo com Vallina, o Estado deve cuidar do seu futuro, assegurando a fixação dos seus talentos, para que não sejam perdidos para o setor privado.
De acordo com o secretário do Comitê Técnico de Planejamento, Rodrigo Camelo, a meta é certificar nove órgãos públicos até fim deste ano. “O Sistema de Gestão da Qualidade auxilia os dirigentes no atendimento às expectativas dos usuários e isso gera mais satisfação. É o que almejamos”, especificou.
Para o secretário executivo da Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Marcílio de Freitas, a eficiência a qual se planeja alcançar com o serviço a ser implementado será fundamental para rede pública funcional. “É um processo educativo, de envolvimento”, complementou, fortalecendo o que o secretário da Seplan já havia justificado no início da reunião — sobre as boas práticas dos atuais gestores do Estado.
“O atual governo está fortalecendo a relação entre esfera pública e cidadão. É justamente essa a filosofia, que devemos seguir para conseguirmos alcançar resultados práticos”, afirmou Minev, que coordenou os trabalhos de apresentação da ferramenta ISO 9001:2008. “Cinco órgãos foram recentemente certificados, sendo eles Ipem, Seplan, CGL, Jucea e Ciops, e outros três deverão em breve receber a certificação, dentre os quais estão a FMT-AM, Ceama e o Pronto-Socorro João Lúcio. Além disso, como já foi ressaltado, até o fim do ano, integrarão ao sistema a Sect, Fapeam, SSP, Pan da Codajás, Fundação Alfredo da Mata, Casa Civil, SDS, COM-AM, AmazonPrev e Ciama”, afirmou.
Onde já existe
Os exemplos mais usados durante a reunião — que deram base e serviram de incentivo aos novos processos de efetivação da ISO 9001:2008 em órgão públicos — foram três: Hemoam, Ipaam e Prodam são as instituições, em termos de gestão pública com ferramentas de qualidade mais avançadas no Estado. “Elas devem ser espelhos para processos a serem feitos”, exemplificou Camelo.
“A melhoria contínua é tudo aquilo que buscamos e essa melhoria com certeza é o que impactará na satisfação dos usuários”, concluiu Minev.
Renan Albuquerque – Agência Fapeam