Fapeam recebe reunião do Comitê Gestor do Plano Estadual de Bioeconomia
Nesta sexta-feira (17/5) foi realizada a II Reunião do Comitê Gestor do Plano Estadual de Bioeconomia, no auditório Tauató, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O encontro teve como objetivo avançar com as informações para compilação dos dados, agregando fundamentos para trazer decisões precisas para a construção do Plano Estadual de Bioeconomia.
Durante a reunião foram discutidos diversos temas pertinentes à criação do plano, focando principalmente em pautar um modelo para a construção de políticas públicas, com base em um mapa estratégico da bioeconomia para o Amazonas.
Na reunião, a diretora-presidente da Fapeam, Marcia Perales Mendes Silva, observou a necessidade de criação de um projeto, com os objetivos geral e específicos, público a ser alcançado, metodologia e resultados esperados, para nortear o Plano Estadual de Bioeconomia do Estado do Amazonas e, principalmente, responder às expectavas que estão sendo criadas em relação a ele. A sugestão foi acatada por todos os presentes na reunião.
“Para que consigamos dar os passos necessários temos que nos organizar e, uma das maneiras de organização é por meio da estruturação de um projeto, onde se tem todos os itens necessários e, a partir disso termos uma bússula para seguir, com flexibilidade que qualquer planejamento tem”, observou Marcia Perales.
Na oportunidade, ela destacou, ainda, a importância da participação da Fapeam no Comitê, começando pela questão da bioeconomia que, independentemente das áreas, passa pela pesquisa.
Para a chefe de departamento de Bioeconomia da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e gestora do Comitê Gestor Interinstitucional da Estratégia Estadual de Bioeconomia do Amazonas, Milena Menta, cada reunião é um avanço de informações precisas para a compilação dos dados do Plano.
Cada instituição tem um potencial e é detentora de alguma informação precisa para construção do Plano. “Precisamos unir todas essas informações em um só documento”, completou Milena.
Além da Fapeam, mais seis órgãos governamentais estão envolvidos no Comitê Gestor Interinstitucional da Estratégia Estadual de Bioeconomia do Amazonas: Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema/AM), Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror, Sedecti -Cidades e Teritórios, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Por: Valdete Araújo – Decon/Fapeam