Fapeam realiza Workshop de Capacitação para empreendedores apoiados pelo Programa Centelha 2


FAPEAM - 12.04.24 II WORKSHOP DO PROGRAMA CENTELHA - FOTO NATHALIE BRASIL (4)A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizou, nesta sexta-feira (12/4), o 2º Workshop de Capacitação da Etapa de Acompanhamento, no âmbito do Programa Centelha 2 Amazonas – Edital Nº 014/2021. De forma presencial, o assunto abordado na oficina foi sobre “Mínimo Produto Viável (MVP) e Modelo de Negócio” para os coordenadores das 39 empresas contratadas pelo Programa.

O objetivo do evento é trabalhar o conteúdo de forma que os startups possam entender quais os modelos de MVP, canais de vendas e modelos de receita que melhor se encaixam no seu negócio, fazendo com que os empreendedores compreendam de que forma podem iniciar suas vendas, mesmo que o produto ainda não esteja finalizado.

A diretora técnico-científica, Marcia Irene Andrade Mavignier, destacou que o Programa Centelha 2 oferece uma série de quatro workshops, metodologia que irá ajudar os empreendedores a repensarem os modelos de negócio. Para isso, a Fapeam conta com a parceria do Sebrae.12_04_24_II_WORKSHOP_DO_PROGRAMA_CENTELHA_FOTO_NATHALIE_BRASIL_6

“Nós temos um catálogo de serviços que apoia esses empreendedores para que eles possam buscar conhecimento e, dentro desse catálogo de serviços a gente conta com a parceria do Sebrae. Então, o que se espera é que ao final dessa trajetória de conhecimento, a ideia inovadora se transforme num negócio com potencial de sustentabilidade e de longevidade”, completou Marcia Irene.

Durante a ação, o analista técnico do Sebrae e palestrante do evento, Ricardo Sampaio, destacou a importância do planejamento prévio e da reestruturação da empresa para atender às necessidades do mercado, enfatizando que a inovação vai além da simples alteração do produto. Ele também abordou a metodologia do Canvas, que ajuda a repensar o que é vendido, para quem, como e com que recursos. “A inovação é um processo contínuo e cíclico, fundamental para se manter competitivo no mercado”, frisou.

Empreendedores

Para Fabiane Ferreira Almeida, do projeto “AquaViridi: Farinha de alga da Amazônia como suplemento alimentar”, um dos negócios apoiados pelo Programa Centelha, resumiu sobre o cultivo da microalga até chegar no ponto de farinha, produto incorporado na ração para alimentação de matrixã, para melhora da qualidade, palatabilidade, concentração de bioativos importantes, como o caso de ômega três.

Para ela a capacitação ajuda a evoluir o processo e gestão da empresa, e o apoio financeiro Fapeam foi importante para a estrutura do negócio. “Com esse apoio da Fapeam, vamos falar especificamente do financeiro, propriamente dito, a gente pôde reestruturar esse processo, mesmo enfrentando algumas dificuldades em função da seca extrema, as altas temperaturas, mas isso não atrapalhou no processo de reestruturação da unidade de produção”, comemorou.

Túlio Condé Duarte Silva, do projeto “Desenvolvendo de um veículo de efeito solo para operação na Amazônia, destacou sobre o projeto Aero River, um veículo de efeito solo para operar na região da Amazônia. Ele explica que o veículo, conhecido como “barco voador”, é mais eficiente que aviões e lanchas, podendo atingir velocidades de até 150 km/h. Túlio também menciona a importância do apoio financeiro para impulsionar o negócio e destaca a relevância de eventos de capacitação e networking para empreendedores.

FAPEAM - 12.04.24 II WORKSHOP DO PROGRAMA CENTELHA - FOTO NATHALIE BRASIL (3)

A atividade faz parte da quinta etapa – acompanhamento da metodologia do Programa Centelha e do plano de trabalho do Programa, que consiste no conjunto de atividades realizadas para que os empreendedores possam desenvolver suas empresas.

Além disso, a ação visa oferecer aos empreendedores contemplados, orientações, capacitações e suporte para que possam aplicar os recursos de subvenção recebidos da melhor forma e potencializar as chances de sucesso do empreendimento.

Centelha

O Programa Centelha tem o objetivo de estimular o empreendedorismo inovador, por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e, apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) a geração de empresas de base tecnológicas, a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Estado do Amazonas.

Foram convocadas para participar 2º Workshop de Capacitação da Etapa de Acompanhamento 34 empresas contratadas e cinco suplentes que estão em finalização da etapa de contratação, sendo obrigatória a participação de pelo menos um integrante das equipes de cada empresa para o cumprimento da atividade.

 

Texto: Valdete Araújo- Decon/Fapeam
Fotos: Nathalie Brasil-Decon/Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *