FAPEAM realiza evento de lançamento da Fase 3 do Programa Sinapse da Inovação
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) realizou na manhã desta sexta-feira (25) o encerramento da Fase 2 e o lançamento da Fase 3 do Programa Sinapse da Inovação, no auditório Nina Lins da Universidade Nilton Lins.
A FAPEAM é a primeira fundação de pesquisa da região norte a aderir ao Programa que conta com o apoio da Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) do Governo do Amazonas para o seu desenvolvimento no Estado.
De acordo com o diretor-presidente da FAPEAM, René Levy Aguiar, o Sinapse é um apoio às iniciativas dos empreendedores, que são de fundamental importância para o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado. “O Governo do Amazonas hoje aporta algo em torno de R$ 2 milhões de reais que serão distribuídos aos 40 finalistas. É um processo que vem desde o início deste ano e que se encerrará no final de 2015, quando vamos premiar as 40 ideias vencedoras. Cada um deles receberá, por intermédio da FAPEAM, R$ 50 mil reais, que permitirá que essas ideias se transformem em empresas promissoras ao desenvolvimento do Amazonas”, disse.
“O Programa, a princípio, ajuda empreendedores a tirar suas ideias do papel. Ele começou em Santa Catarina e apresentou uma evolução em números e qualidade de propostas. O que me chamou atenção no Amazonas é que o número de propostas superou 500% do que estávamos prevendo. É algo extraordinário. Comprova mais uma vez que o Amazonas está pronto para um projeto como este”, revelou Leandro Carioni – Diretor Executivo da Fundação Certi.
Na ocasião, Cariori ministrou a palestra ‘Os dez passos para criar uma empresa inovadora de sucesso’.

Estevão Monteiro de Paula – Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação. Foto: Érico Xavier/ Agência FAPEAM
Para o Governo do Estado, o Sinapse visa transformar as ideias em produtos e, a partir de uma incubação, que vai ficar a cargo das incubadoras já instaladas na cidade, gerar emprego, renda e arrecadação de impostos para o Amazonas. “Essa inciativa é um sucesso e nossa expectativa foi superada. Vamos criar o ‘Demo Day’ na Feira Internacional da Suframa, que será um dia de discussão com os investidores para levar as ideias do Sinapse aos empresários para negociação. A iniciativa do Governo é criar um sistema de inovação no Estado do Amazonas”, anunciou Estevão Monteiro de Paula – Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Seplancti.
Confira aqui a lista dos 80 selecionados para a Fase 3 do Programa.
Maxcilene Azevedo – Agência FAPEAM
Fotos: Érico Xavier
Vídeo: TV FAPEAM / SECOM
Edição de Imagens: Acácio Gama
Ilustração: Edy Barbosa