Fapeam realiza avaliação dos resultados parciais das empresas suplentes do Programa Centelha 2
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizou de forma remota nesta quarta-feira (12/03), a avaliação dos resultados parciais das empresas suplentes no âmbito do Programa Centelha 2 Amazonas, edital nº 014/2021.
O Programa Centelha Amazonas 2 visa transformar ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado, e conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
No Amazonas, o Centelha 2 é executado pela Fapeam, com colaboração da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
O Seminário contou com a participação da diretora técnico-científica da Fapeam, Márcia Irene Mavignier, do secretário executivo da Sedecti, Jeibe Medeiros, do coordenador da gerência de cadastro, análise e contratação da Afeam, Otniel Monteiro, da chefe do Departamento de Acompanhamento e Avaliação (Deac/Fapeam), Ana Cláudia Maquiné – acompanhada da equipe executora do Programa, e coordenadores dos projetos suplentes contratados.
Os coordenadores dos projetos: Ana Caroline Queiroz de Souza (da empresa Bem Estar e Segurança Econômica), Ana Claudia Barbosa Viana (da empresa Meus Avós Viajantes), Izabel Correa Bandeira (Toca dos Cogumelos), Kinny Derzy de Souza (Modelo de Terapia Personalizada com Arte), e Ronnie Frank Pires Stone (Transporte de Carga com VANTs no Interior do Amazonas) apresentaram suas startups, produtos e públicos-alvo em cinco minutos cada, utilizando-se da técnica pitch.
Após a apresentação, os membros do Comitê Gestor presentes parabenizaram os coordenadores. Otniel Monteiro recomendou que ampliassem a perspectiva de público, dentro de cada mercado.
Jeibe Medeiros sugeriu: “Gostei muito e as empresas já têm que pensar em como expandir”.
Márcia Irene Mavignier, comentou a respeito do aprimoramento dos projetos: “vocês estão colocando a capacidade intelectual em todo o movimento. Acreditamos em propostas que são para o desenvolvimento local”.
Centelha 2
O Programa Centelha estimular a criação de empreendimentos inovadores e dissemina a cultura empreendedora no Amazonas, além de oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.
Por: Ana Kelly Franco/ Decon Fapeam
Fotos: Ayrton Lopes/ Fapeam