Fapeam lidera ranking de treinamento de pessoal
Em outubro, de acordo com o relatório do Departamento de Desenvolvimento Organizacional da Seplan, os servidores lotados na Fapeam participaram de 730 horas de treinamento. O ranking é formado pelo resultado da divisão do número de horas de treinamento pelo número de servidores. No acumulado de maio a outubro, a Fapeam ficou com 74,5 horas de treinamento por servidor.
Em segundo lugar aparece a Controladoria Geral do Estado (CGE), com 62,58 horas, seguida da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), com 48,58 horas. Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) ficou na quarta colocação, com 36,57 horas.
Dos 48 órgãos e secretarias do Estado, apenas oito alcançaram ou ultrapassaram a meta estabelecida pela Seplan de 30 horas anual de treinamento por servidor. Além dos citados acima, conseguiram atingir a meta o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem), a Secretaria de Estado da Administração (Sead), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e a Seplan.
Na avaliação da diretora técnico-científica da Fapeam, Elizabete Brocki, a própria natureza da instituição favorece a participação dos servidores em treinamentos. “A Fapeam é obrigada a estar presentes nos fóruns, nos simpósios e seminários e isso conta como treinamento”, afirmou.
A Fapeam tem 39 servidores, o que também contribui para que esteja entre as primeiras no ranking da Seplan, segundo Elizabete Brocki. “Nós temos um quadro de servidores pequeno e, como a função da Fapeam é fomentar a produção de conhecimento, os servidores acabam interagindo com essa formação durante a participação em eventos”, disse a diretora.
Elizabete Brocki informou, ainda, que nos treinamentos oferecidos pela Seplan, a Fapeam sempre ocupa todas as vagas destinadas aos seus servidores.