Fapeam e CNPq avaliam DCR, Pronex, PPP e Pibic Jr
Seminário de Avaliação dos Programas fruto da parceria entre a Fapeam e o CNPq será realizado no período de 25 a 27 de março de 2009 em Manaus, na sede da Fiocruz-AM
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizam o 2º Seminário de Avaliação dos Programas desenvolvidos em parceria entre as duas instituições, de 25 a 27 de março, no Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz), rua Teresina, conjunto Adrianópolis, Zona Centro-Sul. A abertura será realizada no dia 24, na Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), às 15h.
Serão avaliados os projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR), Programa Primeiros Projetos (PPP), Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr). No evento, também haverá mostra de banners dos projetos vinculados ao Pibic Jr., PPP e DCR.
Os trabalhos serão avaliados por consultores ad hoc (avaliador) ligados a instituições de ensino e pesquisa do Amazonas e de outros Estados brasileiros. O diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Sena, está confiante no progresso que ações da instituição, como o DCR e o Pronex – ambos de incentivo à fixação de recursos humanos e formação de núcleos de pesquisa de alto nível – estão alcançando.
“A cada experiência de avaliação desses programas, que são desenvolvidos em parceria com o CNPq, temos surpresas agradáveis, pois amadurecemos mais e mais com o avanço do tempo. Seja em procedimentos ou exigência para o acompanhamento de projetos, é inevitável e imperioso notar que estamos conseguindo melhores avaliações”, afirmou Sena.
A expectativa dos organizadores é que evento reúna a comunidade científica do Amazonas, mas ressaltam que o acesso não é restrito. “A comunidade em geral poderá participar e conhecer de que maneira a Fapeam está investindo seus financiamentos. Poderemos, assim, dar satisfação do destino dado ao dinheiro público que está sendo empregado para se fazer ciência no Estado”, explicou Sena, estendendo o convite aos estudantes, acadêmicos e a sociedade civil organizada.
“É uma oportunidade para reunir pesquisadores, os quais tenderão de conversar entre si acerca de suas experiências. Dessa forma, se fortalecerá, sem dúvida alguma, ainda mais a parceria que temos com o CNPq”, definiu Sena.
Pesquisadores
Conheça alguns dos pesquisadores responsáveis por projetos de pesquisa que serão avaliados no seminário: Adalberto Luis Val, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); José Albertino Rafael, entomólogo, referência nacional em estudos sobre espécies de insetos na Amazônia; Neusa Hamada, entomóloga, renomada cientista da área de fauna aquática; Niro Higuchi, pós-doutor em engenharia florestal, ganhador do Prêmio Nobel por integrar o Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC); William Magnusson, ecólogo, do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio).
Também participam pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); da Fundação Vitória Amazônica (FVA); do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM); da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam); do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet); da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa).
Renan Albuquerque – Agência Fapeam