Inscrições abertas para o 9º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Estudantes do ensino médio, universitários e pós-graduados podem encaminhar redações e artigos científicos para concorrer ao 9º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de setembro.
Escolas públicas e privadas com ações em prol da igualdade e do enfrentamento de discriminações também serão reconhecidas.
Entre os temas dos trabalhos estão sexualidade, gênero, mulheres, feminismos, relações raciais, geração e classe social. A iniciativa tem como objetivo estimular a produção científica e a reflexão crítica acerca das desigualdades entre mulheres e homens.
Podem participar estudantes do ensino médio, graduação, especialistas, mestrado e doutorado. Os trabalhos que se destacarem receberão premiações, tais como notebooks e equipamentos de informática (para estudantes de ensino médio), bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado, de acordo com as normas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Maiores informações necessárias pelo email: pgenero@cnpq.br
Ensino pró-equidade – Escolas públicas e privadas de ensino médio, com projetos e ações pedagógicas para a promoção da igualdade entre mulheres e homens, poderão apresentar iniciativas voltadas ao enfrentamento à discriminação racial, étnica e de orientação sexual. Será escolhida uma escola por unidade da federação.
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero consiste em concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos contemplando suas interseções com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade.
O concurso é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (MCTI/CNPq), do Ministério da Educação (MEC) e da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para o Empoderamento das Mulheres e a Igualdade de Gênero.