Conferência aborda estrutura organizacional interdisciplinar nas universidades
São Paulo - SP
Brasil
Sociólogo alemão Peter Weingart, professor da Universidade de Bielefeld, fala sobre Interdisciplinaridade e a Nova Governança das Universidades, no dia 28 de julho, às 15h30, na Sala de Eventos do Instituto de Estudos Avançados da USP
Interdisciplinaridade e a Nova Governança das Universidades é o tema da conferência que o sociólogo Peter Weingart, professor da Universidade de Bielefeld, Alemanha, fará no dia 28 de julho, às 15h30, na Sala de Eventos do IEA. A exposição será em inglês, com tradução simultânea.
Weingart falará sobre os desafios ao desenvolvimento de campos interdisciplinares nas universidades. Ele se concentrará em dois grandes obstáculos epistemológicos relacionados à natureza das disciplinas: formas profundamente institucionalizadas de produção do conhecimento; e estruturas organizacionais rígidas, fechadas em departamentos e faculdades.
Segundo o sociólogo, a interdisciplinaridade é encarada por acadêmicos e formuladores de políticas públicas como uma resposta à superespecialização da ciência. No entanto, muito pouco vem sendo feito em termos de alterações na organização das universidades ou na conduta real de pesquisadores e professores.
“Mas agora há sinais de que isso pode mudar”, afirma, destacando que universidades deram início a iniciativas pioneiras de transformação da estrutura organizacional universitária, a fim de “facilitar e incentivar a troca intelectual e a cooperação através das fronteiras disciplinares”.
Na exposição, Weingart irá discutir os alcances e limites dessas iniciativas. Para isso, apresentará casos de instituições universitárias empenhadas em modificar suas estruturas organizacionais como forma de otimizar a resposta aos novos problemas que se colocam à ciência e à sociedade.
Entre as questões a serem debatidas, estão: As tentativas de estabelecimento de novos campos interdisciplinares para além de departamentos e disciplinas serão bem sucedidas? O movimento em direção a estruturas organizacionais interdisciplinares nas universidades levará à substituição das disciplinas como forma dominante de produção de conhecimento?
Conferencista
Peter Weingart é professor emérito de sociologia, sociologia da ciência e política da ciência na Universidade de Bielefeld, Alemanha, onde também foi diretor do Centro de Pesquisa Interdisciplinar (ZiF, na sigla em alemão) e do Instituto para Pesquisa em Ciência e Tecnologia. Desenvolve estudos sobre a percepção pública da ciência e da tecnologia; as relações entre ciência, mídia e política; bibliometria, avaliação da pesquisa e criação de indicadores; dinâmica da produção de conhecimento; discurso político, científico e midiático acerca do aquecimento global; e sociedade do conhecimento.
Interdisciplinaridade e a Nova Governança das Universidades
28 de julho, às 15h30Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento gratuito, com inscrição prévia pelo e-mail marmac@usp.br — Transmissão ao vivo pela web
Exposição em inglês, com tradução simultânea
Ficha do evento: www.iea.usp.br/eventos/conferencia-peter-weingart