Estudos demonstram importância da prevenção e detecção precoce de cânceres de mama e colo de útero
A detecção precoce é a melhor maneira de garantir a sobrevida de um paciente com câncer. Ela pode representar a eficácia no tratamento, até a cura do paciente. No Amazonas, dois estudos realizados por estudantes na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), em 2014, demonstraram a importância da detecção precoce para os casos de canceres de colo de útero e de mama.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Ao analisar o perfil epidemiológico de mulheres no Amazonas, os estudantes constataram que, se as pacientes tivessem realizado exames preventivos, a detecção da doença teria sido precoce o que facilitaria a resposta do organismo ao tratamento e aumentaria a sobrevida em relação a doença.
Os estudos ‘Perfil epidemiológico das pacientes com câncer de colo de útero atendidas na FCecon de maio de 2012 a maio de 2013’ e ‘Perfil epidemiológico das portadoras de câncer de mama em tratamento na FCecon’ foram desenvolvidos com aporte financeiro do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic).
Preventivo

Exame preventivo do câncer de colo uterino, chamado de ‘Papanicolau’, é realizado gratuitamente pelo SUS.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. De 1979 a 2012, segundo o Inca, 118.660 mulheres morreram acometidas pelo câncer de colo de útero.
No estudo, coordenado pela doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo (USP), Kátia Luz Torres, o então graduando em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Artur Barbosa Filho, identificou que 23% das 126 pacientes que participaram da pesquisa tinham realizado o exame preventivo, principal método de detecção precoce do câncer de colo de útero.
“Diante deste resultado, o que podemos perceber é que os cuidados da mulher com sua saúde são precários”, disse Filho no resultado do estudo.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o exame preventivo do câncer de colo uterino, chamado popularmente como ‘Papanicolau’, é realizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País.
Autoexame
No caso do câncer de mama, a detecção precoce pode ser realizada pela própria mulher, por meio do autoexame ou, como é conhecido popularmente, o ‘exame do toque’.
De acordo com o Inca, o câncer de mama é o tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima dessa faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.
No Amazonas, segundo o estudo realizado pelo estudante de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Antônio Felipe de Oliveira Rêgo Segundo, no Amazonas, o câncer de mama vem atingindo mulheres com faixa etária abaixo dos 50 anos.
“Em uma amostra de 180 pacientes, verificou-se que 35% delas tinham idade de 41 a 50 anos no momento do diagnóstico. Fato antes não detectável”, disse.
De acordo com o estudo, 67,78% das pacientes não tinham histórico de câncer de mama na família.
“Percebemos então a necessidade de medidas de detecção precoce do câncer de mama, não se limitando ao autoexame”, disse o acadêmico.
Na tentativa de reduzir estes índices, o Governo do Estado tem, desde 2013, estruturado uma rede completa de mamógrafos em todos os municípios do interior do Amazonas. Parte dos equipamentos têm capacidade para a transmissão de dados para a capital, via internet, facilitando a análise e detecção da doença.
Camila Carvalho – Agência FAPEAM