Estudo revela pouco conhecimento sobre risco da febre tifoide no centro de Manaus
1º/10/2013 -Por ser uma doença bacteriana transmitida através do contato com água e alimentos contaminados, a febre tifoide causada pela Salmonella entérica constitui importante problema de saúde pública. Segundos dados do Ministério da Saúde (MS), a Amazônia brasileira é responsável por mais da metade dos casos de febre tifoide notificados no Brasil. Em Manaus, o médico Diego do Monte Rodrigues Seabra, graduado pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA), estudou as atitudes dos comerciantes localizados no centro da capital amazonense.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Seabra realizou a pesquisa nas áreas portuárias como a Manaus Moderna e o Roadway. Segundo o médico, os comerciantes de alimentos mostraram pouco conhecimento sobre as condições de higiene e sobre a doença. “Diante disso, os registros desse agravo são importantes para promoção da educação em saúde e em práticas de prevenção e controle”, comentou.
A pesquisa foi realizada com apoio da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC). De acordo com Seabra, entre as doenças de veiculação hídrica, a febre tifoide tem registro de autoctonia em Manaus, ou seja, é típica da região.
O médico explica ainda que o estudo tornou-se importante para adquirir informações que possam subsidiar gestores na área da saúde. “A pesquisa vai influenciar certamente na contribuição para a melhoria da promoção da saúde da população em geral, assim como evitará ou reduzirá o risco de adoecer por febre tifóide, em relação aos viajantes e aos turistas que visitam o Amazonas”, disse.
Em 2012, no Amazonas foram registrados 23 casos, sendo quatros deles em Manaus, segundo dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). “Manaus teve uma porcentagem pequena dessa doença, mas não se pode esquecer que ela tem uma abrangência muito maior, devido à subnotificação da maioria dos casos”, disse o médico.
Sobre a febre tifoide
A febre tifoide, também conhecida como febre entérica ou doença de Eberth, é uma patologia bacteriana aguda de comprometimento sistêmico, causada pela Salmonella entérica. A transmissão ocorre pelo contato direto ou indireto com fezes ou urina de doentes ou portadores. Os principais veículos de contaminação são água e alimentos, principalmente leite e derivados. A doença deve ser tratada com antibióticos específicos.
Fonte: CIÊNCIAemPAUTA, por Séfora Litaiff