Estudo revela interesse de escolas municipais em desenvolverem horta


28/12/2010 – As escolas, além de servirem como base de ensino e aprendizagem no processo educativo, podem se tornar espaços para o cultivo de hábitos saudáveis que promovam o bem-estar das pessoas participantes desse ambiente. A implementação de ‘hortas escolares’ é uma dessas ideias  que aliam a educação à prática de uma alimentação equilibrada e saudável, necessária ao desenvolvimento dos alunos.

Com o objetivo de levantar dados sobre as hortas cultivadas nas escolas municipais de Manaus, um grupo de estudantes da Escola Municipal Maria do Carmo Rebello de Souza, coordenados pelo professor Edinaldo Lopes Costa, desenvolveram o projeto ‘Horta Escolar: Levantamento e diagnóstico nas E. M. do Município de Manaus’, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação(Semed).

De acordo com Costa, a implantação de hortas no espaço físico das escolas só traz melhorias, além de seguir os propósitos do Ministério da Educação (MEC), que visam adotar novos enfoques sobre a educação. “Por meio da horta é possível discutir o direito a uma alimentação adequada e saudável, que propicie as condições necessárias ao desenvolvimento e à aprendizagem dos alunos”, observou.  

O projeto propiciou aos alunos aprenderem mais sobre as melhorias das condições ambientais, aproveitamento racional da água, compostagem, agricultura orgânica, entre outros. Outra vantagem destacada foi a maior permanência dos estudantes no âmbito escolar, na observação do desenvolvimento, crescimento e longevidade da horta.

Resultados da pesquisa

O estudo foi realizado de junho a dezembro de 2010, em 259 escolas municipais. Após a coleta dos dados, o estudo revelou que 90% das unidades não possuem horta escolar. Entre as razões apresentadas, 70% dizem não dispor de espaço físico, 28% alegam falta de recursos financeiros e 2% ausência de instrutor.

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Segundo o professor, um dado importante que deve ser destacado é que 73% das escolas pesquisadas manifestam o desejo de ter uma horta. “Essa informação indica que os projetos de horta junto à comunidade escolar podem ser utilizados como um instrumento pedagógico”, revelou.

Ainda segundo o coordenador, quando questionadas sobre o interesse em participar de cursos de formação para implementação e soluções de horta escolar, 52% das escolas responderam que tinham interesse. Nas escolas que dispuseram a horta escolar, mas não obtiveram sucesso identificou-se que a principal causa foi a carência de instrutor e a falta de interesse do corpo docente e discente.

Hortas escolares complementam a prática educacional  

As implantações de hortas escolares para a complementação da merenda escolar e auxílio em práticas didáticas são bons instrumentos pedagógicos a serem utilizados pelos docentes.

Para Costa, o estabelecimento de um perfil de escola que se proponha a discutir ou ao menos garantir o direito a uma alimentação adequada e saudável, que propicie as condições necessárias para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos é um bom começo.

Inscrições para o PCE 2011 já estão disponíveis

O edital do PCE 2011 já está disponível na página eletrônica da FAPEAM (www.fapeam.am.gov.br). Para a próxima edição, o edital prevê investimentos da ordem de R$ 3,39 milhões, sendo R$ 1,57 milhão da FAPEAM, R$ 1,32 milhão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e R$ 500 mil da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

As propostas de escolas públicas estaduais e municipais devem ser feitas até 25 de fevereiro de 2011.

Sobre o PCE

O PCE consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.

Foto1: Espaço físico destinado à horta (Foto1: Edinaldo Lopes Costa)

 

Redação: Anamaria Leventi

Edição: Carlos Fábio – Agência FAPEAM

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