Estudantes desenvolvem pesquisa sobre hábitos alimentares
A falta de bons hábitos alimentares é um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade contemporânea. Com o surgimento de novas tendências gastronômicas, como os fast foods, a alimentação tornou-se um dos grandes desafios para a saúde, devido à falta de nutrientes e ao excesso de gorduras que vêm sendo cada vez mais consumidas.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Tendo em vista esta problemática mundial, que também se evidencia no município de Boca do Acre, no interior do Amazonas, a professora Maria Antônia Pereira Bessa, por meio de uma pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), conseguiu detectar que 80% dos estudantes da escola onde trabalha preferem refeições com enormes quantidades de gordura e de sódio, deixando de lado as frutas e as verduras.
“O objetivo agora é conscientizar os alunos da escola e até mesmo a comunidade envolvida nas atividades, como pais e familiares de um modo geral, sobre a importância de desenvolver hábitos alimentares saudáveis”, destacou.
Com esta iniciativa também foi possível verificar que pelo menos três estudantes, da mesma escola, haviam sido diagnosticados com problemas de saúde causados pela deficiência de nutrientes próprios dos alimentos cultivados na região. “Observamos que, na hora da merenda, eles deixavam de levar uma fruta, que muitas vezes têm em casa, para comprar e consumir merendas gordurosas e com bastante açúcar”, afirmou a professora pesquisadora.
FONTE: Programa Ciência na Escola / FAPEAM