Engenharia Elétrica da Ufam forma primeira turma de mestres
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, nível de mestrado, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), concluirá a formação de sua primeira turma na próxima terça-feira, dia 18, com a defesa da dissertação “Proposta de ferramenta computacional para otimização do projeto de iluminação aplicando recozimento simulado, de autoria do estudante Adeilson Teixeira de Albuquerque.
Ele desenvolveu um método automático para otimização da distribuição de luminárias em ambientes fechados a partir da aplicação da técnica de recozimento simulado. “Além da obtenção do método automático, o trabalho procurou desenvolver uma ferramenta gráfica que facilita a entrada de dados sobre o ambiente e a apresentação dos resultados do projeto de iluminação realizado”, explica Cícero Costa, professor do programa.
As defesas tiveram início no dia 7, com o trabalho “Shell para Desenvolvimento de Sistemas Especialistas na área de saúde”, de autoria da mestranda Linara Souza Barreto. A pesquisa tratta do desenvolvimento de um sistema especializado para uso em aplicações diagnósticas na área de saúde. “O resultado do trabalho apresenta um sistema original para diagnóstico da aterosclerose que utiliza regras com variáveis intervalares e um sistema para tratamento da Aids que utiliza variáveis multivaloradas”, avalia Cícero.
No dia 10, foi a vez da apresentação da dissertação “Detecção automática do Mycobacterium tuberculosis em imagens de microscopia convencional por meio da utilização de segmentação de cor e limiar global adaptativo”, de autoria de Juliana Ferreguete Sena. O trabalho propõe um método automático para detecção de bacilos em exames de baciloscopia por meio de microscopia convencional.
Apesar do reduzido número de alunos, o professor avalia positivamente os resultados alcançados pela primeira turma e destaca a relevância dos assuntos abordados nas dissertações. “São temas de interesse da sociedade, que apresentam excelente qualidade científica e potencial para publicação”, destaca Cícero Costa, ressaltando que as defesas no prazo servirão de exemplo aos alunos que ingressaram mais recentemente no programa.
O professor mostra-se otimista em relação ao desempenho dos próximos mestrandos, principalmente, por conta de um incentivo adicional. “A nova turma de alunos do curso passará a contar com bolsas de estudo da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas)”, afirma. Segundo ele, esse tipo de benefício é essencial para a melhoria da qualidade do programa porque possibilita maior dedicação por parte dos alunos às atividades do curso.
O mestrado em Engenharia Elétrica, da Universidade Federal do Amazonas, tem duração prevista de dois anos. As inscrições para a próxima turma iniciam em janeiro de 2008 e o ingresso dos novos alunos deve ocorrer no mês de março.