Empresas inovam no setor de alimentação


un

Imagem: divulgação/web

O setor de alimentação no Amazonas, formado por bares e restaurantes, cresceu e ampliou a competitividade, obrigando as empresas buscarem inovação para não ficarem para trás. Assim, buscam alternativas para não perderem espaço no mercado.

Nesse sentido, a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) apoiam tornando essas empresas mais inovadoras por meio do programa Agentes Locais de Inovação (ALI).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O programa tem como objetivo inserir a cultura da inovação nas micro e pequenas empresas, ampliando sua capacidade competitiva e ofertando consultoria empresarial gratuita a esses negócios. A Sorveteria Happy Ice, tradicional em Manaus, por exemplo, é uma das empresas que contou com a consultoria do programa e inovou com uma nova metodologia para fornecer sorvetes no sistema inédito ‘Cold Stone’, que consiste na customização da iguaria sobre uma pedra de granito resfriada.

O diretor da empresa, Luiz Felipe Lima, explicou que o sorvete produzido neste sistema é classificado como Super Premium, pois é elaborado como matéria-prima selecionada e pode ser customizada a partir de um mix de ingredientes. O produto é uma novidade trazida da Flórida, em Miami.

“Os Mix-ins são escolhidos pelos clientes e misturados sobre uma pedra de granito (resfriada). Essa pedra fica em temperatura similar a do freezer e por isso não derrete, ou seja, é um soverte artesanal produzido com os ingredientes a escolha do cliente”, detalhou Lima.

Segundo ele, o novo conceito, desenvolvido com o apoio do Programa ALI, leva qualidade aos clientes e mostra o diferencial no mercado. “Por meio desta iniciativa desenvolvemos ações inovadoras voltadas à melhoria organizacional nos novos serviços na área de alimentação”, declarou.

Já o restaurante Crêpe Bistrô aposta na alimentação equilibrada e saudável. A inovação desenvolvida junto ao Programa ALI foi no cardápio, com a inclusão do ‘Galette verde ao Molho Pesto’, que é um prato vegetariano e com composições 100% naturais.

Segundo o proprietário do restaurante, Alisson Nascimento, a empresa aplica os conceitos de inovação nos insumos utilizados na forma de preparo. “O programa ALI incentivou, coordenou e identificou as falhas para que nós pudéssemos desenvolver nossas habilidades com profissionalismo e segurança”, esclareceu Nascimento.

“O ALI tem tido a oportunidade de difundir a inovação por meio de processos sistemáticos que visam alavancar os negócios de micro e pequenos empresários por meio de soluções objetivas e que reflitam diretamente no retorno financeiro do negócio”, explicou o coordenador do ALI pela Fucapi, Auzandir Júnior.

Segundo ele, com as empresas do setor de alimentação que o programa atende, houve a possibilidade de implementar processos da qualidade e certificação de determinadas áreas do negócio que são primordiais para a devida aceitação de seu público consumidor.

O objetivo maior do programa sempre conscientizar o empresário da necessidade de inovar sempre e com propósitos definidos, e nesse aspecto, obtivemos grande êxito.

unnamed (1)Saiba mais sobre o Programa ALI

Os ALIs são profissionais que, após passarem por capacitação oferecida por meio desta parceria entre a Fucapi e o Sebrae-AM, passam a atuar diretamente com os empresários, ajudando no desenvolvimento da sua marca e buscando uma melhor colocação da empresa no mercado.

A utilização da consultoria gratuita de um profissional qualificado nos mais diversos segmentos tem sido a grande responsável pelo crescimento de muitas empresas locais. Atualmente o apoio dado pelo ALI tem sido eficaz para o crescimento e melhor colocação do produto ou serviço no mercado.

Fonte: Assessoria/Fucapi

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *