Empresa do Amazonas aposta em inovação na área educacional


14/09/2012 Uma das vantagens da tecnologia é que ela pode facilitar e muito a vida das pessoas e, na área educacional, não é diferente. Esta afirmação está sendo comprovada por uma empresa do Amazonas que utiliza a tecnologia no ensino de idiomas.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

A Pentop do Brasil está desenvolvendo um novo método de ensino acelerado de inglês e espanhol para profissionais que atuam com o trade turístico do Brasil, por meio da produção de um software para ensino e aprendizagem. A empresa foi uma das contempladas na última edição do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas na Modalidade Subvenção Econômica a Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste – (Pappe Integração) referente ao Edital 003/2011.

O programa faz parte da política do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) em conjunto com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que visa promover o desenvolvimento por meio da valorização dos recursos regionais.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/pt2(1).jpgA empresa produz um kit formado por três livros para o ensino de inglês, três livros para o ensino de espanhol, um livro para o ensino de turismo receptivo por meio de livros falantes e sete softwares de sonorização de livros. De acordo com o coordenador da pesquisa, Marivaldo Albuquerque, os livros trabalham com a língua inglesa por ser conhecida como um idioma universal e estar presente praticamente em todos os lugares do mundo. Já a escolha do espanhol deve-se à sua área de atuação na América Latina.

“O projeto atende a uma demanda reprimida por produtos inovadores que garantam aprendizado acelerado, flexibilidade para estudo e portabilidade do material e mídias utilizados”, destacou.

A empresa já desenvolveu uma plataforma de software que viabilizou a realização de dois projetos: sendo o primeiro de codificação do livro e outro para a programação da caneta que faz a leitura e a codificação do livro, além da sonorização de todo o processo no computador. Albuquerque revelou que hoje já existe um sistema que permite automatizar boa parte do processo de programação, o que antes era feito manualmente. Segundo Albuquerque, a Pentop pretende produzir cerca de 7 mil canetas e lançar em torno de 40 mil livros.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/pt3.jpgTecnologia e copa

De acordo com o coordenador, os produtos têm como público-alvo profissionais do trade turístico das 12 cidades-sedes da Copa de 2014, um universo total de 3 milhões de pessoas. Albuquerque revelou que a expectativa para o primeiro ano de produção é de vender cerca de 500 kits para cada cidade-sede.

Sobre o Pappe

O programa tem por objetivo apoiar com recursos financeiros empresas, por meio da subvenção econômica à pesquisa, de forma a possibilitar o desenvolvimento de processos ou produtos inovadores no Estado do Amazonas. 

Nesta última edição, o Programa Pappe Integração aprovou 24 projetos, de diversas áreas como tecnologia da informação e comunicação, produtos alimentícios com insumos locais, engenharia de processos, biotecnologia, produtos e serviços ambientais, turismo ecológico e rural nas mesorregiões do Amazonas, ciências da saúde, fitoterápicos e fitocosméticos, fibras amazônicas, biocombustíveis, artesanato, engenharia do processo, entre outros.

O programa é financiado pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da FAPEAM, em parceria com a Finep. A iniciativa conta com a articulação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e apoio de instituições locais como a Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Ouça a reportagem na Rádio com Ciência, clique aqui. 

Redação: Esterffany Martins

Manoela Moura – Rádio com Ciência

Edição: Ulysses Varela – Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *