Dia da Mulher- Fapeam lança série “Mulheres Cientistas no Amazonas”
No Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje, 8 de março, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) lança uma série de vídeos com pesquisas desenvolvidas por cientistas mulheres no Amazonas. A atividade faz parte do movimento Mulheres e Meninas na Ciência e tem objetivo de intensificar, por meio da produção de vídeos, a divulgação de projetos científicos desenvolvidos por mulheres no Estado, bem como incentivar uma maior participação feminina na ciência.
O primeiro vídeo da série traz um estudo apoiado pela Fapeam que avalia uso de veneno da cascavel amazônica no tratamento de câncer. A pesquisa publicada na revista “Scientia Amazonia” relata que toxinas presentes no veneno da cascavel amazônica, variedade “amarela”, são capazes de matar bactérias e linhagens de células cancerígenas de tumores de pele, mama e colorretal.
No estudo coordenado por Ilia Santos, pesquisadores observaram que as toxinas isoladas desse veneno ofídico podem, futuramente, originar matéria-prima para a produção de medicamentos antibacterianos e anticancerígenos.
Assista ao Vídeo
A série “Mulheres Cientistas no Amazonas” conta com 11 vídeos e traz informações sobre o estudo desenvolvido. Um vídeo por mês será lançado até dezembro de 2021 e divulgado no site institucional, no Canal do Youtube e nas redes sociais da Fapeam.
Mulheres e Meninas na Ciência
A Fapeam incluiu em seu calendário de atividades o movimento Mulheres e Meninas na Ciência no ano passado. Em 2021, com o tema “A cientista que sou, saúda a cientista que mora em você”, a Fundação promove uma série de atividades, dentre essas lançou editais dois inéditos para estimular a participação de mulheres e meninas na ciência com o Programa Fapeam: Mulheres na Ciência e o Programa Amazônidas- Mulheres e Meninas na Ciência.
Com investimento de R$ R$7.514.304,00, os programas vão apoiar, ao todo, até 33 projetos de pesquisa com auxílio pesquisa e bolsas, com duração de 12 meses. Podem concorrer aos editais pesquisadoras com título de mestre ou doutora.
Os Programas recebem propostas até 29 de março. A submissão de proposta deve ser apresentada em formulário online específico e enviadas por meio eletrônico, via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SIGFapeam), disponível no endereço eletrônico: https://www.fapeam.am.gov.br.
Por: Departamento de Difusão do Conhecimento-Decon