Comitiva do Amapá conhece modelos de desenvolvimento de pesquisas do Amazonas
15/04/2013 – Uma comitiva do Amapá visitou a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), na manhã desta segunda-feira (15/04). O grupo veio conhecer os principais modelos aplicados ao desenvolvimento de pesquisa no Amazonas.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
De acordo com o governador do Amapá, Camilo Capiberibe, o Amazonas tem bons exemplos de investimentos em projetos voltados ao desenvolvimento regional. “A FAPEAM tem uma atividade diferenciada, atua de maneira muito sincronizada com o modelo de desenvolvimento. A Fundação também tem um perfil não apenas acadêmico, mas também empresarial. Então, viemos buscar entender a maneira de atuação da FAPEAM na questão do desenvolvimento econômico no Amazonas, principalmente na relação com outros órgãos dos governos federal
e estadual e com a iniciativa privada”, destacou.
A ideia, segundo Capiberibe, é conhecer resultados concretos para verificar se é possível utilizar os modelos bem-sucedidos do Amazonas no Amapá. “A nossa fundação de amparo ainda é muito nova. Implementamos em 2011. E nós queremos acelerar o desenvolvimento econômico, baseados nos produtos da cadeia da sociobiodiversidade. Procuramos o apoio da FAPEAM para o desenvolvimento dessas pesquisas”, disse o governador.
Durante a reunião, a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, apresentou os principais avanços científicos do Amazonas nos últimos dez anos. De acordo com ela, o Estado tem investido em três eixos principais: “formação de recursos humanos desde a educação, para potencializar a qualificação de pessoas para a produção do conhecimento e geração de inovação; incentivo à criação de negócios inovadores, principalmente aqueles que utilizam insumos amazônicos, visando potencializar as cadeias produtivas locais e a indução a temas de pesquisa nas áreas e instituições que o Estado pode se tornar referência nacional”.
Como exemplo, Maria Olívia Simão destacou o incentivo da FAPEAM às micro e pequenas empresas, ação que conta com apoio de diversas instituições, inclusive do Sebrae-AM. Para a diretora-presidenta, novas parcerias com o Amapá devem consolidar ainda mais a pesquisa na região. “Já temos uma aliança forte com o Amapá. Trata-se do edital Guyamaz/FAPEAM-IRD, uma ação feita entre o Amapá, Amazonas, Maranhão e França”, disse.
Em nome do Governo do Amazonas, Maria Olívia Simão afirmou que o Estado está aberto a novas alianças com o Amapá. “É muito bom vermos um governante preocupado com o incentivo à ciência, tecnologia e inovação. Isso representa um grande investimento para mudança de perfil de uma sociedade. A FAPEAM se sente honrada em ser um exemplo na região amazônica e com certeza, o governador Omar Aziz está à disposição do Amapá para que possamos fazer esse intercâmbio”, afirmou.
Na avaliação da diretora-presidenta, o Amazonas tem muito a contribuir com o Amapá, já que Estados têm necessidades similares. “Temos uma carência de formação de recursos humanos, que é de toda a região. Claro que o Amazonas tem um pouco mais que o Amapá, mas essa é uma necessidade que nós temos que potencializar em nível regional. A outra é a necessidade de lançarmos programas conjuntos para atacarmos problemas parecidos”, disse Maria Olívia Simão.
Agência FAPEAM