Comitê Técnico-Científico do Governo do Amazonas debate panorama atual da estiagem e enchente no estado
O Comitê Técnico-Científico do Governo do Amazonas (CTC/AM), coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), realizou, na terça-feira (1º/4), a 8ª Reunião Ordinária. O encontro de trabalho teve como pauta principal o panorama atual referente à estiagem e enchente no estado, e foi realizado na sede da Fapeam, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
Sobre o assunto duas importantes apresentações foram feitas pelo professor doutor Francis Wagner Silva Correia, coordenador do Laboratório de Modelagem do Sistema Climático Terrestre (Labclim) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e pelo especialista tenente BM Charlis Barroso da Rocha, chefe do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Amazonas (Cemoa).
Durante o encontro, Márcia Perales Mendes Silva, diretora-presidente da Fapeam e coordenadora do CTC/AM destacou a importância das reuniões para ouvir os pesquisadores e especialistas sobre as mudanças climáticas e definir encaminhamentos do Comitê para 2025.
“O CTC/AM tem a responsabilidade de reunir conhecimento para recomendar caminhos que possam minimizar os impactos causados pelos eventos climáticos. É um trabalho colaborativo da ciência com os órgãos estaduais de diversas áreas como Defesa Civil, educação, saúde, meio ambiente, assistência social, entre outras”, comentou a coordenadora.
O Comitê Técnico-Científico do Governo do Amazonas (CTC/AM) foi criado pelo Decreto nº 49.766, de 5 de julho de 2024. O CTC/AM é um órgão colegiado que reúne especialistas para assessorar o Comitê de Enfrentamento à Estiagem e Eventos Climáticos e Ambientais.
Por: Marlúcia Seixas/Decon Fapeam
Fotos: Ayrton Lopes/Decon Fapeam