Cientistas Juniores do PCE recebem moção de aplausos na Assembleia por receber medalha de ouro em competição, no México


O projeto intitulado “O uso de materiais recicláveis no ensino de geometria espacial” foi desenvolvido por estudantes do município de Parintins do Centro Educacional de Tempo Integral (Certi) Deputado Gláucio Gonçalves, no âmbito do PCE e ganhou medalha de ouro durante a competição

Cientistas Juniores do PCE recebem moção de aplausos na Assembleia por receber medalha de ouro em competição, no México

Cientistas Juniores do Programa Ciência na Escola (PCE), iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), receberam, na manhã desta quinta-feira (16), moção de aplausos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), por conquistarem medalha de ouro em competição realizada durante a Feira Internacional Expo Ciências Latinoamericana (ESI-Amlat), realizada no início de junho, na cidade de Mazatlan, no México.

O projeto intitulado “O uso de materiais recicláveis no ensino de geometria especial” foi desenvolvido por estudantes do município de Parintins do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves, no âmbito do PCE e ganhou medalha de ouro durante a competição.

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, deputado estadual Bi Garcia, que promoveu a solenidade em parceria com o deputado estadual Dr. Gomes e com o Conselho Regional de Educação do Amazonas, disse que o evento é uma oportunidade de reconhecer o trabalho realizado pelos estudantes que representaram o Amazonas no México e incentivá-los, ainda mais, a seguir no caminho da Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Esse é o inicio de um grande trabalho na área acadêmica na pesquisa e na inovação que precisa de estímulo e de apoio. Esse trabalho, sem dúvidas, contribui para que possamos avançar no desenvolvimento do Amazonas, principalmente, no que se refere ao interior do Estado”, disse Bi Garcia.

Para o cientista júnior, José Barbosa, 15, receber a premiação no México e a moção de aplausos na ALE-AM é  o reconhecimento de um esforço realizado em equipe. O estudante disse que tinha dificuldades em entender a disciplina de matemática, mas que conseguiu driblar o problema e compreender melhor o conteúdo apresentado em sala, graças ao projeto que carrega como uma de suas principais bandeira a sustentabilidade.

“Eu não gostava de matemática, mas ao longo do tempo eu pude desenvolver habilidades, graças a esse projeto. Eu percebi também que fazer ciência está muito além de pesquisar e criar teses é poder trazer resultados e beneficiar a comunidade”, disse o estudante.

Sustentabilidade aliada ao ensino da matemática

A coordenadora do projeto, Cristiana Tavares, explicou que o projeto tem o objetivo amplo que é a elaboração de metodologias para ensino da matemática com materiais reciclados para auxiliar os alunos na aprendizagem na disciplina.

Para desenvolver o produto de ensino, ela explicou que os alunos foram às ruas coletar o material. Desde a implantação do projeto na escola, vários resultados positivos já surgiram.

“Podemos ver isso por meio dos índices da escola que estão subindo. Estamos realizando oficinas para todos os alunos sobre geometria e aos professores através de capacitações e também um livro, uma espécie de  manual de práticas para ensino da geometria que vem para auxiliar os profissionais”, explicou a professora.

Esse é primeiro projeto científico coordenado por  Tavares pelo PCE. Para ela, representar o Amazonas com os estudantes no México foi uma experiência única.

“Foi uma grande honra, representar nossa educação com qualidade como vem sendo desenvolvida mostrando que é possível trabalhar com a temática ambiental dentro das nossas salas isso é um grande mérito.  A Fapeam é uma instituição ímpar, porque ampara o professor da educação básica. A instituição permite a base científica para alunos que ainda estão na educação básica e isso é um ganho enorme”, disse a professora.

Esterffany Martins / Agência Fapeam

Foto: Divulgação/ALE-AM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *