Cientistas júniores conquistam medalha de ouro em feira internacional no México
O estudo também foi credenciado para participar do EXI-Mundi, que deve ser realizado em 2017, em Fortaleza, e para o Fórum Internacional de Ciência e Engenharia, no Chile
Com o projeto de pesquisa “O uso de materiais recicláveis no ensino de geometria espacial” os jovens cientistas amazonenses José Barbosa, Deisiane Moraes e Rainara Ribeiro conquistaram medalha de ouro da feira internacional Expociencias Latinoameticana (ESI-Amlat), na cidade de Mazatlan, no México. O estudo foi desenvolvido no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves, em Parintins, no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE) com apoio do governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O mostra científica ocorreu entre os dias 30 de maio e 3 de junho deste ano. Os estudantes do Ensino Médio foram acompanhados pela professora Cristiana Tavares de Oliveira, coordenadora do projeto. A feira internacional contou com a exposição de nove países da América Latina e dois da Europa.
O projeto foi desenvolvido na unidade de ensino em 2013. A proposta aliou o ensino da matemática de forma criativa à reutilização de materiais recicláveis como garrafas, canudos, papéis, papelão e madeira. Em novembro de 2014, o projeto venceu a Feira Científica da Amazônia (FCA) e, no ano seguinte, foi indicado para a Expo Milset Brasil 2015. Após vencer a etapa nacional, o estudo se credenciou para o evento internacional.
Os estudantes e a professora coordenadora do projeto do PCE foram parabenizados pelo secretário de Estado de Saúde do Amazonas (Seduc-AM), Algemiro Ferreira. Na ocasião, foi anunciado que o estudo também foi credenciado para participar do EXI-Mundi, que deve ser realizado em 2017, em Fortaleza, e para o Fórum Internacional de Ciência e Engenharia, no Chile.
Fonte: Secom
Acréscimo de informações: Francisco Santos / Agência Fapeam