Capes divulga números sobre a evolução da pós-graduação no país


16/09/2010 – A pós-graduação no Brasil avançou. A avaliação foi feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e divulgada na última terça-feira (14/09). De acordo com os dados apresentados em Brasília, a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado melhorou nos últimos três anos. Além disso, o número de periódicos publicados cresceu, bem como a quantidade de alunos titulados.

A avaliação da pós-graduação Stricto Sensu da Capes é realizada a cada três anos, com atribuição de notas que vão de 1 a 7. Este ano, 112 programas receberam a nota máxima, que equivale ao alto padrão internacional. Outros 75 ficaram com as notas mínimas. Os que obtiveram pontuação baixa têm prazo de um mês para entrar com recurso. Se forem mantidas as notas 1 e 2, serão descredenciados.

Na comparação entre a avaliação trienal de 2010 e a anterior, 19% dos cursos conseguiram aumento nas notas e 71% a mantiveram. O número de alunos que receberam títulos de mestre e doutor chegou a 139 mil. O total de publicações científicas foi de 300 mil entre 2007 e 2010.

“Há 40 anos, havia perspectiva de desenvolvimento da pós-graduação no Brasil diferente da que existe hoje. O país já ganhou respeito no exterior na área da produção científica", afirmou o presidente da Capes, Jorge Guimarães. "O Brasil está em 13º lugar no ranking da produção científica mundial. A expectativa é alcançar a 9ª ou a 10ª posição nos próximos anos", finalizou.

O número de cursos de mestrado e doutorado avaliados cresceu 20,8% em relação a 2007. Este ano, foram avaliados 2.718 programas, que correspondem a 4.099 cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado.

Região Norte

De acordo com a avaliação da Capes a região Norte foi a que apresentou o maior índice de crescimento no número de cursos de pós-graduação, passando de 116 em 2007 para 157 em 2010, o que representa um acréscimo de 35,3%, acima da média nacional no mesmo período, que foi de 20,8%.

Na visão de Guimarães, a avaliação da Capes ajuda as instituições a melhorar a qualidade dos cursos que oferecem e dá aval a ações de outras agências de fomento à pesquisa. O resultado completo da avaliação está disponível na página da Capes.

Participação da FAPEAM

De acordo com o Relatório de atividades da FAPEAM, no período de 2003 a 2009, foram concedidas 986 bolsas de mestrado, das quais 70 % já concluídas. No doutorado o número de bolsas concedidas, no mesmo período, foi de 366, sendo que 27% também já foram concluídas, o que corresponde a 100 doutores formados com apoio da Fap do Amazonas.

Neste mesmo campo, a FAPEAM também tem promovido o estímulo a parcerias para oferta de cursos de mestrado e doutorado insterinstitucionais aprovados pela Capes, e a criação de programas que apoiam a pós-graduação e a fixação de doutores na região, ações que contribuíram para os números apresentados pela região.     

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Relatório da Capes

No Relatório Geral de Avaliação encontram-se os links para a Tabela Geral de Notas e para as Tabelas organizadas por área de avaliação, por unidade da federação e por instituição. Além dessas tabelas, também estão disponíveis os Relatórios de Avaliação específicos de cada uma das 46 áreas.

As fichas de avaliação de cada um dos  programas/cursos são disponibilizadas às pró-reitorias ou órgãos equivalentes das respectivas Instituições que receberam senhas específicas para tal. Estas fichas individualizadas não serão disponibilizadas para consulta aberta na página da CAPES.

Ulysses Varela – Agência Fapeam

(Com informações da Capes e MEC)

 

 

Quadro mostra o número de Cursos Avaliados entre  2007 e 2010: comparação das taxas relativas de crescimento.

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