Avanço em pesquisas sobre guaraná alcança pequenos agricultores


24/03/2011 – Pequenos agricultores familiares têm papel relevante para desenvolvimento da produção do guaraná, considerada como uma das mais principais fruta de valor comercial no estado. Ciente desta importância, o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Wenceslau Teixeira, buscou desenvolver pesquisa que alavancasse essa produção.

 

Por meio do projeto “Adubação orgânica do guaranazeiro para a agricultura familiar do amazonas”, Teixeira desenvolveu práticas de adubação orgânica para melhoria da produção que englobou não somente o aprimoramento dos sistemas de adubação orgânica, como também o aperfeiçoamento das práticas agro-ecológicas. A pesquisa foi financiada pelo Programa Integrado de Pesquisa e Inovação Tecnológica (PIPT) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

 

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/gua2.JPGDe acordo com o pesquisador, alguns testes foram realizados em guaranazeiros com aplicações de resíduos de carvão vegetal, no intuito de aumentar a retenção de nutrientes no solo, tornando-os mais férteis. “Utilizamos também a ‘farinha de ossos ’ como fonte de fósforo e cálcio”, disse.

 

Outro produto, segundo Teixeira, é o esterco de galinha, utilizado como fonte de nitrogênio e outros micronutrientes. “Assim temos uma alternativa ao manejo da adubação dos guaranazais utilizando produtos considerados orgânicos”.

 

Altos custos ainda dificultam as pesquisas em Guaraná

 

Segundo o pesquisador, a maior dificuldade encontrada durante a pesquisa foram os altos custos, pois os experimentos de campos são elevados. Outra dificuldade apontada é na colheita do guaraná – feita manualmente em diversas etapas.

 

No entanto, o estudo demonstra que a ampliação e a consolidação da cadeia produtiva do guaraná no estado são de grande relevância social e econômica para pequenas comunidades. “Tivemos a oportunidade de verificar a produção com base agro-ecológica do guaranazeiro em Manaus e Parintins e o grande potencial que esta cultura tem para os pequenos agricultores do Estado”, afirmou.

 

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/gua3.JPGGuaraná é uma boa opção de cultivo

 

O guaraná, como opção de cultivo para a agricultura familiar é uma boa opção, ressaltou Teixeira. “A questão de ser uma planta perene, além da baixa exigência em fertilidade do solo e pequena exportação de nutrientes pela coleta dos frutos, são fatores influenciam positivamente para o cultivo”.

 

Financiamento do PIPT foi vital a pesquisa

 

Por meio do PIPT, o projeto recebeu recursos de R$ 26,6 mil da FAPEAM. O PIPT consiste em apoiar, com auxílio-pesquisa e bolsas, mestres e doutores vinculados a instituições públicas e privadas sem fins lucrativos interessados em realizar pesquisas científicas e tecnológicas no Amazonas.

 

Redação: Anamaria Leventi

Edição: Fábio Guimarães – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *