Aplicativo vai auxiliar deficientes auditivos no Enem
11/09/2012 – As pesquisas voltadas para facilitar o dia a dia dos deficientes visuais e auditivos crescem a cada dia no Amazonas. Um dos exemplos disso é o projeto de pesquisa intitulado ‘Enem Interativo – Software aplicativo com acessibilidade’, contemplado pelo Programa Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência – Viver Melhor/Edital de Apoio à Pesquisa para o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (Viver Melhor/Pró-Assistir), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped).
De acordo com a pesquisadora Cristiane Garcia, o software será como uma fonte complementar de estudo para o Ensino Médio, somando-se ao material didático convencional utilizado em sala de aula, constituindo-se por meio da Tecnologia de Informação e de comunicação, de acordo com a realidade cultural da nova geração de estudantes.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
"Esse aplicativo será um apoio para o professor, que com a lei da inclusão passou a receber, em sala de aula, alunos com deficiência visual e auditiva, podendo vivenciar melhor as necessidades de seus alunos. A iniciativa também se apresenta como material de apoio para professores que atuam nas salas de atendimento educacional especializado", enfatizou.
Conforme diretrizes do edital e também de acordo com o cronograma, o prazo para execução do projeto é de 12 meses. No total, o projeto vai receber, por meio da FAPEAM, recurso em torno de R$ 295 mil em forma de bolsas e auxílio-pesquisa.
Segundo Garcia, a ideia do projeto surgiu quando ela atuava como coordenadora técnica e diretora audiovisual do projeto Aprovar – o pré-vestibular à distância da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que tinha por finalidade possibilitar aos alunos, oriundos da escola pública, concorrer às vagas nas universidades públicas em condições de igualdade com outros estudantes.
"Durante os encontros presenciais com os alunos que acompanhavam as aulas por meio do rádio, televisão e material impresso, foi possível observar que apenas os deficientes visuais se beneficiavam do projeto, escutando as aulas em áudio e lendo apostilas em Braille. Nestes encontros, observei ainda que havia a absoluta ausência de estudantes com deficiência auditiva, uma vez que o projeto não contemplava tradução das aulas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante as aulas de vídeo ou no material didático complementar", explicou Garcia.
Estas observações fizeram surgir a necessidade de um aplicativo, capaz de contemplar os deficientes auditivos no processo de aprendizagem.
Apoio da FAPEAM
Para Garcia, o apoio da FAPEAM vai permitir transformar o projeto em algo tangível, uma vez que os equipamentos necessários para execução da pesquisa são de difícil acesso e também pelo fato de que para executar o projeto é necessário ter um aporte financeiro para formar uma equipe multidisciplinar, na qual se incluem profissionais de TI com qualificação e experiência em programação de alta complexidade em plataformas móveis, que hoje ainda são poucas em Manaus. "O apoio da FAPEAM vai possibilitar que essa tecnologia seja desenvolvida no Amazonas por profissionais amazonenses e que o produto se torne realidade em menos de um ano", enfatizou.
Sobre o Programa Viver Melhor/Pró-Assistir
É um programa financiado pela FAPEAM, em parceria com a Secti e a Seped, com o objetivo de estimular a participação de pesquisadores vinculados a instituições e inventores (empreendedores, estudantes de Ensino Médio e graduação, graduados, especialistas, desenvolvedores independentes e pesquisadores sem vínculos institucionais), na produção de projetos de inovação voltados ao desenvolvimento de produtos assistivos, que possam contribuir para dar mais autonomia, independência e qualidade de vida às pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida. O Pró-Assistir integra as ações do Viver Melhor, programa lançado pelo Governo do Estado do Amazonas.
Outras informações sobre os projetos aprovados no Programa, clique aqui.
Rosa Doval – Agência FAPEAM