Alunos aprendem a evitar o desperdício de água
09/08/2013 – É consenso entre a população que a água é um importante elemento para a manutenção da vida na Terra. Por este motivo, é necessário sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação desse recurso hídrico. Foi com essa ideia que o professor da Escola Estadual Djalma da Cunha Batista, Maurício Almeida Bastos, desenvolveu o projeto ‘Água: a trajetória e conservação de uma de nossas maiores riquezas propiciando a sustentabilidade ambiental a partir da escola’.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A ideia do docente é sensibilizar e conscientizar alunos da rede pública estadual de ensino contra o desperdício de água em Manaus. Participam do projeto estudantes do 8º ano que aprendem como funciona o processo de captação, tratamento e distribuição de água na cidade. O projeto teve início em maio deste ano e é realizado no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE). A iniciativa é uma ação do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Segundo o Bastos, primeiramente a pesquisa consistiu no levantamento bibliográfico, cujo objetivo foi possibilitar aos alunos o conhecimento teórico sobre a temática. Em seguida, os alunos participaram de aulas práticas no laboratório. “As atividades consistiram na execução de experimentos para análise das diferenças entre as águas encontradas nos igarapés e a que é industrializada e vendida em lojas e supermercados”, explicou.
Para o aluno Gabriel Guimarães, bolsista do projeto, conhecer o processo de captação, tratamento e distribuição da água foi importante para ter em mente que é preciso preservar e colocar em prática o que foi aprendido. “Tivemos a chance de saber quais as características da água boa para beber e as formas de contaminação”, informou.
Durante o projeto, os bolsistas fizeram visitas aos pontos de captação e distribuição de água na capital. O próximo passo é realizar ações dentro da escola, como a produção de conteúdos para sensibilizar os estudantes da Escola Djalma Batista sobre a questão da preservação da água.
Apoio da FAPEAM
Para Bastos, a FAPEAM está de parabéns por ajudar os jovens a entenderem a importância da Ciência no cotidiano deles. “O PCE é uma iniciativa inédita e com certeza servirá de modelo para o restante do País”, afirmou.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE) é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em parceria com as Secretarias de Educação do Estado (Seduc) e do Município (Semed), e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/AM). O PCE apoia a participação de professores e estudantes dos ensinos Fundamental e Médio ou da educação profissional de jovens e adultos em projetos de pesquisa desenvolvidos nas escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas.
Fonte: Jessica Fernandes – Agência FAPEAM
Edição Luís Mansuêto