Alfabetização Científica é tema de palestra no ‘Papo Ciência’
O que é a alfabetização científica? Uma palestra realizada na tarde desta quarta-feira (16) discutiu esse assunto com alunos da Rede Estadual de Ensino do Amazonas. Com o tema ‘Alfabetização Científica desde a educação básica: construindo saberes, desenvolvendo talentos, formando legados’, a palestra foi ministrada pela professora Leila Moraes, na Escola Estadual Liberalina Weill, localizada no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus.
O debate faz parte do ‘Papo Ciência’ uma das atividades preliminares da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas. A ação permite que pesquisadores tenham a oportunidade de expor os seus trabalhos a estudantes do ensino médio.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
De acordo com Moraes, o termo alfabetização, em geral, remete à caminhada inicial do aluno no mundo da aprendizagem cognitiva, que nada mais é do que o potencial de compreensão lógica e linguística do indivíduo. No cenário científico, o contato desde a educação básica com a ciência transforma trajetórias e desenvolve talentos. “A alfabetização científica apresenta inúmeras vantagens. Os alunos quando ingressam no ambiente acadêmico veem que a pesquisa já não é algo tão novo ou um bicho de sete cabeças, porque ele já teve o contato com trabalhos de cunho científico no ensino fundamental, por exemplo”, destacou.
Professora da disciplina de biologia, ela ressalta que ainda é preciso desmistificar o conceito da ciência entre os jovens. Para ela, muitos acreditam que a ciência é algo restrito aos cientistas ou a determinadas áreas do conhecimento. “Precisamos mostrar aos alunos que a ciência é algo que está presente no nosso dia a dia em todas as coisas”, disse.
FAPEAM estimula a alfabetização científica em escolas da rede pública do Amazonas
O Governo do Estado do Amazonas, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento Ciência e Tecnologia (Seplanct), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) incentiva a alfabetização científica e tecnológica por meio do Programa Ciência na Escola, uma ação destinada aos estudantes e professores da educação básica do Amazonas através do desenvolvimento de projetos de pesquisa que garantem a formação e transformação do pensar e fazer científico do cidadão.
Criado em 2004, o programa já permitiu a alfabetização científica de mais de 8 mil estudantes da rede pública de ensino no Amazonas.
Moraes também participa do programa em seu terceiro ano consecutivo. A professora destaca que o projeto tem sido fundamental para difusão da ciência. “Eu vi vários alunos iniciarem no mundo científico por meio do programa. Hoje estão cursando a graduação, outros em busca do mestrado e alguns já pensando no doutorado. Sem dúvida, o programa contribui para alavancar o cenário científico no Amazonas”, destacou.
Sobre a SNCT
A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia é um evento científico anual do Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizado em todo o território nacional.
No Amazonas, o evento está em sua 12ª edição, sob a coordenação da Seplancti, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (FAPEAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Seduc.
Esterffany Martins – Agência FAPEAM
Fotos: Lana Santos
Rádio Com Ciência – Francisco Santos
TV FAPEAM – Esterffany Martins