Projeto conscientiza população sobre desperdício de material na construção
21/12/2010 – As ações na área da construção civil vêm exigindo mudanças estruturais e de comportamento, tanto nos processos de fabricação, quanto nos procedimentos administrativos e gerenciais. O modo de alcançar soluções requer modernização dos procedimentos, qualidade do produto e preços competitivos.
Para evitar o desperdício de material de obras e auxiliar a população na redução de custos destes insumos da construção, o professor de matemática da Fundação Centro de Análise de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Antonio Roberto de Deus Carvalho, desenvolveu o projeto “A matemática na construção civil”.
De acordo com Carvalho, o projeto foi desenvolvido com alunos do 2º ano do ensino médio e aporte financeiro oriundo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Segundo o professor, o projeto é um sistema que, por meio da utilização do software Excel, visa facilitar o acesso de pessoas inexperientes no processo de construção civil, até mesmo de arquitetos ou engenheiros, no cálculo quantitativo e financeiro da construção. “O sistema se utiliza de padrões comuns usados por engenheiros e mestres de obras em construções de casas populares, além de exemplos matemáticos para o desenvolvimento do software”, explicou.
Sobre o Pibic Jr
Este programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, a inserção de estudantes de ensino médio em projetos de pesquisa em instituições públicas e privadas do Estado do Amazonas. Quer saber mais sobre os programas da FAPEAM, é só clicar em www.fapeam.am.gov.br
Redação: Dalva Berquet – Edição: Fábio Guimarães
Agência FAPEAM